sábado, 19 de fevereiro de 2011

Polícia inaugura Central de Flagrantes

Um local para centralizar os procedimentos flagranciais em Belém. Este é o objetivo da Central de Flagrantes (Ceflag), inaugurada na noite de ontem, na Seccional Urbana de São Brás, em Belém. A meta da unidade é desafogar as Seccionais Urbanas, que continuarão a atuar nas demais atividades da Polícia Civil, como registros de boletins de ocorrência, instauração de inquéritos, entre outras. A Central de Flagrantes segue o mesmo modelo adotado há mais de cinco anos por determinação na época do então delegado geral da Polícia Civil, Luiz Fernandes Rocha, atual secretário de Segurança Pública do Pará. As informações são da Polícia Civil.

A Ceflag terá duas equipes formadas por delegados, escrivães e investigadores. De segunda à sexta-feira, exceto feriados, a Central funcionará durante 12 horas, com início às 18h até 8 horas do dia seguinte. Aos finais de semana, a unidade funcionará durante 24 horas, desde as 18 horas de sexta-feira até as 8 horas da segunda-feira. A partir de então, prisões em flagrante efetuadas na capital paraense passarão a ser encaminhadas à Central de Flagrantes. A nova Central de Flagrantes será coordenada pelo delegado James Moreira e será administrada pela Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM), sob direção da delegada Ione Coelho.

O primeiro plantão na Ceflag foi coordenado pelos delegados Vinícius Carvalho e Ocione Guidão. O início do funcionamento da Central contou com as presenças do delegado-geral, Nilton Atayde; do delegado geral adjunto, Rilmar Firmino; da diretora de Polícia Metropolitana, Ione Coelho; do diretor de Polícia Especializada, João Bosco Júnior; do diretor de Polícia do Interior, Sílvio Maués; da assistente da DPI, delegada Andrezza Franco; do diretor da Seccional Urbana de São Braz, Rafael Bezerra Neto, entre outros policiais civis.

Atendimento - Nas Seccionais Urbanas, na capital, o atendimento ao público com registros de ocorrências permanecerá sem alteração, com equipes policiais completas no horário de expediente normal, e escrivães e investigadores, nos plantões, durante a noite, finais de semana e feriados.

Está prevista, ainda nesta semestre, a instalação de outra Central de Flagrantes, desta vez, localizada na Seccional Urbana da Cidade Nova, para atender os procedimentos de flagrante registrados em Ananindeua, região metropolitana de Belém.

Ainda está sendo estudada a criação de mais uma Central de Flagrantes para atender ao distrito de Icoaraci e áreas próximas. Segundo o delegado-geral, Nilton Atayde, brevemente a unidade policial atenderá por meio do procedimento flagrancial virtual, ou seja, todos os depoimentos e relatos serão gravados e digitalizados. Isso proporcionará uma maior rapidez na realização dos procedimentos, reduzindo o tempo de espera na unidade policial.

Estrutura - A Central de Flagrantes dispõe de sistema de monitoramento interno com câmeras. É formada por três salas, para cartório e duas do plantão. A unidade dispõe de uma cela para presos temporários. O ambiente interno é climatizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes