A prefeitura de São Miguel do Guamá, através da secretaria de agricultura do município promoveu a entrega, neste último sábado (05), de grãos de sementes de milho AL Bandeirantes e mudas de açaizeiros BRS-PA para ações de desenvolvimento da agricultura familiar da região do Canta Galo.
A cerimônia de entrega foi movida de muita emoção. A senhora Maria José do Nascimento, 66, moradora do local, disse estar emocionada do evento ocorrer em sua residência, principalmente, com a participação de todo o corpo da prefeitura e da câmara de vereadores, fato jamais ocorrido no local. Honorata Moraes, professora da escola local, falou da iniciativa da prefeita Márcia Cavalcante, de levar toda sua comitiva pro Cata Galo, o que nunca tinha acontecido, mostrando sua preocupação com os moradores da comunidade. “Márcia traz a esperança de mantermos nossos filhos aqui na localidade. O progresso de nossa localidade evitará a evasão de nossos filhos para outras localidades”, disse. Raimunda Lopes, falou que a localidade precisa de energia, serviço de água e uma maior atenção na saúde e solicitou que a prefeita envie técnicos da secretaria de meio ambiente a fim de realizarem levantamento nos igarapés da região.
O Secretário de Agriculura informou aos presentes que o momento é a prova de que a secretaria está atuando em todos os cantos do município distribuindo mais de 3 mil quilos de sementes de qualidade e que outros tipos de cultura como graviola, abiu, pupunha serão colocadas a disposição dos agricultores do município.
O vereador presidente da câmara Cabeça destacou que o poder público hoje trás a semente e amanhã poderá retornar para comprar o milho produzido pela comunidade. Cabeça finalizou dizendo que as coisas vão acontecer se todos estiverem de mãos dadas e que não deixará de analisar todas as reivindicações da comunidade. A prefeita Márcia Cavalcante, começou seu pronunciamento dizendo aos presentes que as ações não seriam somente aquelas. É que no próximo dia 17 de fevereiro as secretarias municipais integradas irão levar serviços como atendimento médico hospitalar, odontológico, pediátrico, retirada de documentos pessoais, psicólogos, educacionais, ambientais, entre outros, aos moradores da região. Márcia, disse que apesar da distância, ficará mais próxima da região do Canta Galo. “Determinarei ao meu secretariado que busque alternativas para a melhoria da qualidade de vida desse povo que sofre com a ausência das ações dos governos. Isso, a partir de agora, vai ser diferente”, finalizou a prefeita.
Fonte: Correio 010
Nenhum comentário:
Postar um comentário