A revista The Economist publicou
artigo nesta quinta-feira criticando o preço dos produtos e serviços no
Brasil. Segundo a publicação, é chocante lembrar como uma visita ao
Brasil nos últimos anos custa caro, destacando que uma pizza de queijo
em São Paulo custa US$ 30 e uma noite em um hotel "fedorento e sem
janelas no Rio de Janeiro" sai por US$ 250.
A
revista afirma que quando Lula chegou ao poder o dólar era comprado a
R$ 3,50, enquanto em 2011 a moeda americana estava cotada a R$ 1,53.
Apesar da diferença no câmbio, a The Economist diz que as causas do
problema nos preços do Brasil são mais profundas que a taxa de câmbio. Além
disso, a publicação destaca que o "Brasil é surpreendentemente fraco
para o dinheiro", destacando que eletrodomésticos e carros no Brasil
custam pelo menos 50% a mais que em outros países onde a renda é
semelhante.
A revista afirma que as causas para o
problema de custo no Brasil são muitas, "começando pelos impostos". A
publicação destaca que a carga tributária no País é muito mais pesada
que em outros países em desenvolvimento, além de lembrar que os impostos
sobre os salários dos brasileiros são maiores na comparação com
qualquer outra grande economia. Segundo o artigo, com o consumo
fortemente tributado, um consumidor brasileiro paga até 45% a mais do
que um mexicano por um caro fabricado no Brasil.
As altas tarifas também
aumentam o preço de smartphones, fazendo com que custem 50% mais caros
que nos Estados Unidos."A complexidade do código
tributário também eleva os custos", diz a revista, afirmando que o
brasileiro gasta quase dez vezes mais de tempo para preencher a
declaração de Imposto de Renda do que a média global.
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