sábado, 16 de junho de 2012

Eu já sabia !

“Cada vez mais as mídias sociais têm sido o foco e o meio pelo qual as pessoas se comunicam sobre qualquer assunto, seja esporte, música ou até mesmo a política. Essas redes ditam o quê ou quem está "na moda", e a repercussão de informações e opiniões é imediata, chegando aos celulares e computadores de grande parte dos usuários em segundos. E nas eleições municipais deste ano não será diferente: a grande maioria dos pré-candidatos da cidade de São Paulo tem perfis em redes sociais como o Twitter e o Facebook, e mostram a importância dessas ferramentas para as eleições de outubro.

O pré-candidato do PSDB José Serra é o líder em "popularidade" no Twitter. O tucano e ex-prefeito de São Paulo está perto de alcançar 1 milhão de seguidores no microblog, o que deve acontecer nos próximos meses durante a campanha eleitoral. Já na outra ponta do "ranking" aparece o petista Fernando Haddad, que ainda não tem um Twitter oficial. Porém, o ex-ministro da educação deve criar seu perfil no microblog em breve, já que o PT deixou bem claro que a campanha do candidato será voltada para o público jovem e terá como tema a "renovação".

Netinho de Paula (PSDB), Soninha Francine (PPS), Celso Russomanno (PRB) e Gabriel Chalita (PMDB) são bastante atuantes na rede social e frequentemente publicam postagens para seus seguidores.

Para se ter uma ideia do alcance da internet no Brasil, o Ibope, em parceria com a Nielsen Online, divulgou uma pesquisa na segunda-feira passada afirmando que o número de pessoas com acesso à web no País chegou a 82,4 milhões no primeiro trimestre de 2012: um aumento de 5% em relação ao mesmo período de 2011. Considerando os dados recolhidos pelo censo demográfico de 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pesquisa do Ibope indica que aproximadamente 43% dos brasileiros têm acesso à internet.

Os números crescem diariamente e a importância das mídias sociais no cotidiano das pessoas também. E é assim que os pré-candidatos à prefeitura de São Paulo tentam se aproximar de seus eleitores e da imprensa por meio do Facebook e, principalmente, do Twitter. "A internet é inescapável. É uma arena de pesquisa, mas há muito trabalho a ser feito. Os profissionais bem preparados usam a internet a seu favor e ela permite entender o eleitorado, produzir conhecimento e movimentar a militância", afirmou Gabriel Rossi, especialista em marketing digital.”


Campanha na internet ajudou eleição de Obama

Nos Estados Unidos, as redes sociais fazem parte de todo planejamento de uma campanha e foi um fator importante para a eleição presidencial de 2008. Um estudo desenvolvido pelo Centro Pew de Pesquisas de Internet e Vida Americana, logo após o processo eleitoral, mostrou que mais da metade dos americanos - cerca de 55% deles - firmaram suas decisões políticas tendo a internet como fonte de informação, e isso inclui blogs, sites de compartilhamento de vídeo, Twitter e Facebook.

Das pessoas entrevistadas, 45% afirmaram que assistiram na internet à campanha político-eleitoral, 33% partilharam conteúdo político por e-mail e através de sites e 52% das pessoas usaram suas redes sociais para divulgar seus propósitos políticos. Atenta a esse canal irrestrito e influente, o candidato eleito Barack Obama angariou fundos, mobilizou eleitores e ampliou sua plataforma de campanha utilizando os recursos da internet.

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