quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Mario Couto bate boca no Senado

Um bate-boca do Senado pode virar ação por quebra de decoro no Conselho de Ética. Esta é a promessa dos dois parlamentares - Humberto Costa (PT-PE) e Mário Couto (PSDB-PA) - depois de agressões verbais mútuas que começaram no plenário da Casa e terminaram no restaurante que fica dentro do local, conhecido como “cafezinho”.

A confusão começou quando o senador tucano discursou acusando o PT de corrupção e classificou as sequências de denúncias nos ministérios como a "herança maldita” do governo Lula, uma vez que presidente Dilma Rousseff está tendo problemas exatamente nas pastas de indicados pelo seu antecessor petista.


“Dizem que a Dilma está fazendo a faxina neste país. Mentira, brasileiros e brasileiras! Olhem o que a Folha de S.Paulo diz hoje, Brasil: “Dilma diz a aliados insatisfeitos que não fará novas demissões”. Roubem! A Dilma não vai mais demitir ninguém”, bradou Couto em seu discurso.  

Em resposta, o líder petista, a princípio, disse que a herança do governo Lula é bendita e que a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) não é necessária pelo fato de CGU (Controladoria Geral da União), TCU (Tribunal de Contas da União) e a Polícia Federal já investigarem e apurarem as denúncias de irregularidades. “O que se está tentando é cumprir aquela grande máxima de Goebbels, que era o ministro da propaganda de Hitler: repetir uma mentira até que ela venha a soar como verdadeira”, argumentou Costa.

Depois de seguidas tentativas de Mario Couto intervir, o líder petista no Senado perdeu a paciência e falou: “Aqui, o nosso partido [PT] já foi chamado de partido de bandidos, de vagabundos. E não há um pronunciamento da Mesa desta Casa em relação a esse tipo de prática. Ninguém aqui se levanta contra esse tipo de prática porque dizem: 'Não, trata-se de um louco, de um débil mental'", ao se referir às críticas do tucano.
 

No momento da troca de farpas, quem presidia a sessão era a senadora Vanessa Graziottin (PCdoB). Pouco depois, os dois saíram da sessão e foram até o "cafezinho", onde continuaram a discutir.

Mario Couto questionou o petista: “Você me chamou de débil mental?”. E Costa respondeu: “Chamei sim. Você está achando que eu sou moleque?”.  O tucano rebateu: “Não. Acho que você é safado e corrupto. Vou dizer na tribuna agora que você já respondeu processo. É por isso que você defende a corrupção”.
 Costa chegou a ser segurado por assessores para não chegar ao embate corporal com Couto. Ao final, os dois prometeram entrar com ações um contra o outro por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes