Com um investimento superior a R$ 1,7 milhão, o Governo do Pará vai inaugurar, na próxima segunda-feira (9), às 9 horas, o novo prédio da Divisão de Homicídios, da Polícia Civil do Pará. Localizada na Avenida Magalhães Barata esquina da Travessa Castelo Branco, bairro de São Braz, a unidade policial é especializada em atuar na prevenção e na investigação de homicídios de autoria desconhecida ou de natureza complexa, como mortes por questões políticas e agrárias. A DH será composta de três unidades.
Uma delas é a Delegacia de Crimes de Autoria Ignorada que assumirá as investigações de homicídios de causas indefinidas e prestará apoio às investigações já iniciadas por outras Delegacias e Seccionais sempre que houver dificuldade na definição da autoria do crime. Também será composta pelos setores de Pessoas Desaparecidas e de Informação e Análise. O primeiro é responsável em centralizar apurações de ocorrências sobre desaparecimentos de pessoas adultas no caso do paradeiro permanecer incerto. O outro setor ficará responsável em fazer levantamentos dos dados de homicídios a serem utilizados no planejamento de ações policiais para apuração de crimes.
A DH tem área de atuação em todo Estado com ênfase em áreas de difícil acesso e foco na Região Metropolitana de Belém. No mesmo prédio, estarão presentes equipes de peritos criminais de plantão para atender, de imediato, as ocorrências de homicídios. Instituída oficialmente no início do ano passado, a Divisão de Homicídios está instalada em uma sala improvisada nas dependência da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) sem condições adequadas de prestar atendimento da demanda de ocorrências. Atualmente, a unidade tem equipes de plantão, aos finais de semana, desde a noite de sexta-feira à madrugada da segunda-feira, para acompanhar os casos de homicídios registrados na Grande Belém.
Com a nova unidade, os serviços prestados pela Divisão serão ampliados e terão mais qualidade de atendimento com objetivo de promover a redução dos índices de homicídios no Estado. Sob direção do delegado Gilvandro Furtado e coordenação operacional do delegado João Bosco Júnior, titular da Diretoria de Polícia Especializada (DPE), o prédio conta com uma estrutura nova formada por móveis, equipamentos de rádio e de comunicação, aparelhos de ar-condicionado, equipamentos de informática e viaturas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário