Volkswagen lidera venda de carros no bimestre
A Volkswagen liderou as vendas de automóveis e comerciais leves no primeiro bimestre do ano, com uma participação de 22,3% do mercado brasileiro.
De acordo com os dados da Fenabrave (federação das concessionárias) divulgados nesta quarta-feira, a Fiat aparece logo em seguida, com uma fatia de 22,0%. A montadora italiana fechou 2010 na liderança do mercado brasileiro pelo nono ano seguido.
Os números mostram que a GM (17,9%) vem se afastando das duas concorrentes no topo do ranking, mas ainda está bem à frente da Ford (9,5%), que ocupa a quarta posição.
Na lista de automóveis, o Uno liderou a venda em fevereiro, ocupando a primeira posição no Brasil pela primeira vez, com o licenciamento de 21.470 carros.
O modelo da Fiat ultrapassou o Gol (20.989 unidades), da Volkswagen, que mantém com folga no bimestre --44.048 ante 38.383 do concorrente-- a primeira posição que ocupa há 24 anos.
Considerando o emplacamento de automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões, os dados mostram recorde para meses de fevereiro (274,2 mil unidades) e no acumulado do ano (519,1 mil).
Sergio Reze, presidente da Fenabrave, destaca que, além da confiança do consumidor na manutenção do emprego e no aumento da renda, os descontos oferecidos pelas concessionárias têm ajudado a alavancar as vendas.
Para ele, a redução em janeiro ante dezembro além do esperado se deveu ao chamado rapel, quando as lojas licenciam veículos para garantir a participação de mercado das montadoras no dado anual. "Sou contra o rapel porque é uma mentira estatística", afirma.
Ele voltou a reiterar que a margem de lucro das concessionárias, com as constantes promoções, estão "no limite". "Essa competição é predatória. Estamos vendo a repercussão desse comportamento no resultado do balanço das concessionárias."
Os números mostram também, ressaltou, que as medidas de restrição ao crédito do Banco Central não afetaram as vendas, apesar do aumento da taxa de juros para financiamentos sem entrada. Para ele, o produto é interessante para as instituições financeiras devido aos "juros razoáveis" e ao "risco de inadimplência baixíssimo".
Automóveis mais vendidos no primeiro bimestre
Gol (VW) - 44.048
Uno (Fiat) - 38.383
Fox CrossFox (VW) - 24.564
Celta (GM) - 18.157
Corsa Sedan (GM) - 18.149
Uno (Fiat) - 38.383
Fox CrossFox (VW) - 24.564
Celta (GM) - 18.157
Corsa Sedan (GM) - 18.149
Nenhum comentário:
Postar um comentário