Os produtos que tiveram as maiores altas nos supermercados em 2010 foram feijão (51,6%), papel higiênico (43,3%) e carne traseiro (34,9%), segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados).
Os dados consideram o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo analisada pela GfK pesquisa de mercado, que apresentou crescimento acumulado de 17,4% no período.
No ano passado a inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), encerrou o ano com taxa de 5,9% (a maior alta desde 2004).
Outros produtos que lideraram a alta foram o queijo muçarela (34,3%) e o queijo prato (32,8%). Já os produtos com maiores quedas foram cebola (-47,1%), batata (19,0%) e tomate (13,6%).
Em valores nominais, a cesta passou de R$ 261,51 em dezembro de 2009, para R$ 307,04 no mês passado.
VENDAS
As vendas acumuladas dos supermercados cresceram 4,20% no ano passado, ante 2009. Em dezembro, a alta real foi de 3,16% em relação ao mesmo mês do ano anterior e de 33,86% ante novembro. Os índices foram deflacionados pelo IPCA.
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