segunda-feira, 11 de março de 2013

Deu no blog da Franssinete

 
O mundo político parauara está em polvorosa, principalmente a base aliada. É que, com a licença do governador Simão Jatene(PSDB) e os boatos acerca de sua saúde, é grande a insegurança quanto à execução de acordos que já deveriam ter sido implementados e foram subitamente jogados para escanteio. Uma minirreforma do secretariado, por exemplo, que estava prevista para a primeira semana de março, ficou adiada sine die. E não adianta notinha plantada afirmando que Jatene está passeando para descansar; ao invés de tranquilizar, afronta a inteligência alheia.

Dentro do ninho tucano, começaram as bicadas intestinas entre os mais emplumados para disputar a indicação para governador já em 2014, porque agora é quase certo que Jatene não mais será recandidato. E é mais quem quer e se sente apto para a vaga.

Nesse diapasão, os senadores Fernando Flexa Ribeiro e Mário Couto, o deputado federal Nilson Pinto, e os prefeitos Zenaldo Coutinho e Manoel Pioneiro são os primeiros da fila. Que tem outros e cresce a cada dia. Quando Jatene voltar, periga estar quilométrica. Isto sem falar nos partidos aliados, que também se sentem no direito de pleitear um lugar ao topo.

Embora o governador em exercício Helenilson Pontes(PPS) não tenha o perfil de Hélio Gueiros Jr., o secretário Sérgio Leão(PSD) está a postos para cumprir o mesmo papel de guardião que Jatene desempenhou quando o então governador Almir Gabriel foi operado de emergência em São Paulo e Helinho chegou a exonerar parte do secretariado. Na época, Jatene montou governo paralelo sediado no Centur, de onde manteve a máquina administrativa funcionando e segurou as pontas até o retorno de Almir.

Na Alepa, o líder do PSDB, que na prática é o todo-poderoso líder do Governo, José Megale, também está encarregado de administrar todas as pendências de seus pares perante o Executivo. E o presidente, deputado Márcio Miranda(DEM), virou o segundo na linha sucessória.

Emblematicamente – ou seria enigmaticamente? -, neste fim de semana foi postada no Facebook foto de uma recepção em que o supersecretário Sérgio Leão, na condição de chef de cuisine e restaurateur, foi cozinhar na residência do deputado Martinho Carmona(PMDB), dissidente da base aliada na composição da nova Mesa Diretora da Alepa. Para delícia dos observadores enxeridos e fofoqueiros de plantão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes