quinta-feira, 8 de maio de 2014

Pará aparece em pesquisa como quarto melhor estado brasileiro para investimentos

Uma pesquisa internacional que faz uma análise do clima de investimento das empresas em diversos setores comprova o potencial de crescimento em infraestrutura do Estado do Pará. Duzentos e trinta e sete estados foram avaliados. No ranking mais atual, divulgado em abril deste ano e publicado pela fDi Magazine, o Pará foi considerado o sexto melhor Estado na América do Sul na categoria infraestrutura e o quarto melhor do Brasil como Estado do Futuro, na perspectiva 2014-2015, segundo a revista Financial Times Magazine, uma revista britânica especializada em identificar oportunidades de investimento no mundo.
Para tal resultado, foi avaliada a infraestrutura paraense, os incentivos e as capacidades das cidades e regiões para atrair futuros investimentos para o interior. Vinte e um itens serviram de base para a avaliação na categoria infraestrutura, como a performance logística, a localização estratégica em relação aos principais mercados globais e a presença dos principais modais (ferroviário, hidroviário, rodoviário e aeroviário).
Durante o 4º Seminário de Atração de Investimentos da RENAI (Rede Nacional de Informações sobre Investimento, que é de coordenação do MDIC), realizado em fevereiro deste ano, a Secretaria de Indústria Comércio e Mineração (Seicom) foi provocada a apresentar o Pará como potencial estado para concorrer ao ranking de melhores perspectivas de investimento do continente sul-americano. Em abril o resultado foi divulgado na edição mais recente, chamada “South American States of the Future 2014/15”, baseada principalmente no desenvolvimento da economia, negócios em expansão, custos, infraestrutura e incentivos fiscais.
Para Lucélia Guedes, diretora de Desenvolvimento da Indústria e Atração de Investimento da Seicom, continuar investindo em infraestrutura é primordial para o desenvolvimento do estado. “É muito importante se considerar o que o desenvolvimento da infraestrutura pode gerar de novos investimentos no estado e comércio exterior. Não é possível você investir sem ter um ambiente de negócios favorável. Com a infraestrutura logística viabilizada e competitiva é possível atrair muito mais investimentos”.
A titular da Seicom, Maria Amélia Enriquez, comentou o resultado da pesquisa: ”Esse é o coroamento de um trabalho sério desenvolvido pelo Governo do Estado e uma nova perspectiva de Brasil que poderá ver no Pará uma possibilidade de um eixo logístico diferenciado. Todos os investimentos na logística, na infraestrutura, na hidreletricidade, nos grandes empreendimentos da área mineral e do agronegócio abrem os olhos dos investidores nacionais e internacionais para as oportunidades de negócios que estão acontecendo no Pará. Isso não é um cenário especulativo, é algo que está acontecendo de fato e que vai ganhar intensidade e velocidade nos próximos anos”, conclui.
Acompanhe o ranking publicado pela fDi Magazine:
TOP 10 MAJOR SOUTH AMERICAN STATES – INFRASTRUCTURE RANK STATE COUNTRY
1 Buenos Aires Province (Argentina)
2 Rio de Janeiro (Brazil)
3 Metropolitana de Santiago (Chile)
4 São Paulo (Brazil)
5 Bahia (Brazil)
6 Pará (Brazil)
7 Pernambuco (Brazil)
8 Rio Grande do Sul (Brazil)
9 Paraná (Brazil)
10 Antioquia (Colombia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes