Redes sociais encabeçam preferência na internet

O documento divulgado nesta sexta-feira pela Presidência da República aponta um comportamento curioso dos internautas. Mesmo em busca por informação, os sites de notícias ficam atrás do Facebook como fonte principal de acesso. Outras redes sociais, como Twitter e Instagram também entram na lista dos veículos lembrados pelos entrevistados.

A pesquisa adotou a metodologia de respostas espontâneas, isto é, os entrevistados deram as respostas que vieram à mente – sem alternativas listadas – sobre os veículos acessados. Foi perguntado qual site, blog ou rede social eram acessados pelos respondentes nos dias úteis, nos fins de semana e também qual veículo era buscado quando o entrevistado queria se informar. Nas três perguntas, o Facebook ficou em primeiro, seguido de portais de notícias.
No comparativo com outras mídias, os entrevistados confiam menos nas informações de internet. Apenas 22% confiam sempre ou muitas vezes nos blogs (20% não confiam de jeito nenhum). Na vice-lanterna aparecem as redes sociais com índice de confiança (somando-se os que se declaram confiar sempre ou muitas vezes) em 24%. Os sites ficam com 28% do índice de confiança alta. Para efeitos de comparação, os jornais impressos apresentam um percentual de respondentes que declararam confiar sempre ou muitas vezes em 53%.
Terra