sábado, 22 de março de 2014

Estimulada por "impulso", classe média gasta 15% a mais do que ganha

Boa parte dos consumidores brasileiros faz compras por impulso e gasta mais do que recebe. É o que revelam estudos recentes sobre hábitos de consumo no País, que tentam desvendar por que os brasileiros não têm planejamento financeiro e, costumeiramente, ficam com as contas no vermelho. 
Pesquisa divulgada neste mês pela Nielsen revela que a classe média brasileira gasta 15% a mais do que ganha. Em média, esse grupo ganha R$ 2.924 mensais, mas gasta R$ 3.116 no período.
Além disso, outro estudo do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) mostra que 85% dos consumidores admitem fazer compras por impulso, ou seja, movidos por questões emocionais.
O aumento de crédito disponível para o consumidor nos últimos anos gerou um aumento do número de pessoas endividadas no Brasil. Um levantamento do SPC e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) estimou que, no fim do mês passado, um em cada quatro brasileiros tinha ao menos uma conta sem pagar.
Para o educador financeiro do SPC Brasil José Vignoli, isso acontece porque os brasileiros não são disciplinados financeiramente ou porque não sabem como anotar gastos e estabelecer prioridades.
Segundo Vignoli, oito em cada dez brasileiros não fazem controle total de suas finanças.
— Com tudo isso, vemos que a inadimplência está muito mais ligada ao comportamento e hábitos do consumidor do que em relação ao tamanho do próprio orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes