terça-feira, 9 de julho de 2013

Jatene rompe com o PMDB

Diário Oficial do Estado de hoje traz exonerações de peemedebistas

A saída do PMDB da base de apoio do governo de Simão Jatene (PSDB) - que há muito se ensaiava – será concretizada hoje no Diário Oficial do Estado (DOE). Com uma canetada só, o governador do Estado marca o rompimento com o partido de Jader Barbalho e exonera da administração direta o secretário de Pesca e Aquicultura, Henrique Kiroshi Sawaki; e o titular da Secretaria de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Seidurb), Márcio Spíndola. 

O rompimento acontece ao cabo de meses de desentendimentos, que começaram com a disputa eleitoral pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), que opôs o candidato do governdor, o deputado estadual Márcio Miranda (DEM), e o de Barbalho, o deputado estadual Martinho Carmona (PMDB), que saiu derrotado; e culminaram com a guerra de Comissões Parlamentares de Inquérito no Legislativo estadual, na qual o PMDB tentava atingir o senador tucano Mário Couto, aliado de Simão Jatene, enquanto este apontava na tribuna do Senado uma série de desmandos cometidos pelas gestões peemedebistas do Detran, no governo anterior, de Ana Júlia Carepa. As denúncias também resultaram na abertura de uma CPI na Alepa, sobre gastos exorbitantes de publicidade no órgão de trânsito, principalmente no ano de 2010.

Enquanto o governador Simão Jatene não define quem assumirá os dois órgãos, o secretário especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, Sidney Rosa, responderá interinamente pela Sepaq; e o secretário Especial de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável (Seinfra), Vilmos Grunvald, ficará responsável pela Seidurb.

Na administração indireta, José Artur Guedes Tourinho, amigo de infância de Jader Barbalho, deixará a Junta Comercial do Pará (Jucepa). Na semana passada, Tourinho foi alvo de protestos dos próprios funcionários, que denunciaram a falta de transparência no órgão. Tourinho foi superintendência da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) por indicação de Jader Barbalho, quando aconteceram denúncias de favorecimento e desvio de recursos do órgão de fomento federal. Tourinho foi arrolado - juntamente com Jader Barbalho - no processo que apura desvio de recursos da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) quando era superintendente da autarquia entre 1996 a 1999. 

Quem assume em lugar de Arthur Tourinho é Paulo Sérgio Pinto Marques Pinheiro - vogal representante da Federação do Comércio do Estado do Pará ( Fecomércio). 


Nas Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa), Marco Antonio Soares Raposo - afilhado político do deputado federal e primo de Jader Barbalho, José Printe – entrega o cargo para o ex-vereador de Belém Carlos Augusto Barbosa, que é filiado ao DEM.

Outro amigo íntimo de Jader Barbalho que perde o cargo é o cartorário Luiziel Guedes. Ele sai da superintendência do Instituto de Metrologia do Pará (Imetropara). Quem assume o cargo é o ex-secretário de Trabalho de Simão Jatene, deputado Celso Sabino (PL). Entretanto, ele ainda precisará passar por uma arguição na Assembleia Legislativa para assumir posto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes