quinta-feira, 4 de julho de 2013

Em 70 cidades paraenses não há computador fora das prefeituras

Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) 2012, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que em mais da metade das cidades paraenses não há computador fora das prefeituras. São 70 cidades com essa distribuição de máquinas ligadas à rede - 48% dos municípios do Estado só tem computadores conectados dentro das prefeituras. Apesar de alarmante, a situação do Pará ainda é confortável em relação às demais Unidades da Federação. No Mato Grosso, por exemplo, 79% das cidades possuem todos os seus computadores conectados à rede instalados nas dependências de suas administrações municipais. No Rio de Janeiro o percentual é de 64%, em São Paulo, 60% - 392 cidades, mais do que o dobro de municípios existentes no território paraense. No Goiás, o percentual é de 72%, em Sergipe 70%, mesmo contexto que se repete em outras cidades do País. No Pará, ainda há 67 pessoas tem parte de seus computadores com acesso à web instalados apenas nas prefeituras. Em realidade com igual destaque, seis cidades paraenses não possuem nenhum computador conectado dentro da prefeitura.

Em relação à conexão sem fio por via wi-fi, o Pará tem 46 municípios com computadores conectados, sendo 42 de forma gratuita, 3 de forma gratuita e cobrada e 1 de forma cobrada. Cerca de 40 municípios tem alguns bairros com conexão wi-fi, quatro cidades tem a rede sem fio em toda a área urbana, uma cidade tem wi-fi em parte da área urbana e rural e um município tem wi-fi em sua região inteira. O quadro não é tão diferente do apresentado em Estados da região Centro-Oeste ou Sudeste. Em São Paulo, apenas 143 das 645 prefeituras do Estado têm acesso à wi-fi e só 45 cidades têm bairros de algumas áreas urbanas com sinal wi-fi disponível para os cidadãos. Em Goiás, das 246 prefeituras, só 44 possuem conexão com a internet por via sem fio. Em todo o Norte do País, menos de um quarto das prefeituras (84) têm conexão wi-fi, sendo que 78 delas de forma gratuita. Quase 60 municípios têm alguns bairros da área urbana com wi-fi.


Só 11 prefeituras do Pará têm página na internet em elaboração e 45 não possuem portal. Situação que chama a atenção, uma vez que com a Lei de Acesso à Informação, todos os municípios do País precisam ter um sítio na internet para disponibilizar informações sobre a gestão do município aos cidadãos da cidade. O Pará é o oitavo Estado do Brasil com mais prefeituras sem página na internet – 31% das cidades nessa condição. Em todo o Norte há 160 cidades sem página e em 49 as prefeituras trabalham para desenvolver um portal.

A pesquisa revela, também, que o Pará tem 113 de suas prefeituras com políticas ou planos de inclusão digital já instituídos. São 77 administrações municipais paraenses que mantém projetos com o governo federal - 68% das empresas que desenvolvem esse tipo de projeto. Outras 43 têm parceria com o governo Estadual, 10 com a iniciativa privada, 7 com outros grupos e 38 realizam o trabalho por iniciativa exclusiva da prefeitura, 33% delas. O Pará é um dos Estados do Brasil com mais prefeituras que promovem a inclusão digital sem ajuda do governo e mais administrações que assumem essas iniciativas por conta própria. Em Minas Gerais o percentual é de 79% para as que buscam auxílio no governo e 18% para as que trabalham por conta própria.

O atendimento à população à distância o Estado nortista também se sobressai. São 134 prefeituras que conseguem chegar à população sem ficar frente a frente com o cidadão, ou cidadã. Nessas prefeituras o atendimento é feito por correio, fax, jornais, internet, telefone, telefone exclusivo e outras vias não especificadas. São 89 prefeituras que atendem por correio, 95 por telefone e 107 recebem o contribuinte também pela internet. O percentual de prefeituras paraenses que atendem via internet (79%) é 9 pontos percentuais abaixo do apresentado pelo Rio de Janeiro e 11 pontos percentuais menor do que o observado em São Paulo. Um terço dos municípios da região Norte em que as prefeituras fazem atendimento por telefone são paraenses.

A pesquisa também avalia que todas as prefeituras do Pará têm centros de assistência social, sendo que 20 trabalham exclusivamente com homens e 123 com mulheres.  Cerca de 119 prefeituras do Estado não têm estrutura na área de segurança pública, por caracterização do órgão gestor, 5 possuem Secretarias exclusivas de segurança, uma possui Secretaria municipal em conjunto com outras políticas, seis possuem órgãos vinculados a outras secretarias, 12 têm instituições públicas subordinadas à chefia do executivo e nenhum município possui órgão de administração indireta. No Estado, 20 prefeituras têm guarda municipal com efetivo total que chega a 2.579 pessoas, sendo 2.305 homens e 274 mulheres.

por Rafael Querrer, da Sucursal Brasília
Foto: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes