terça-feira, 9 de abril de 2013

Petróleo e gás em Salinas e Santarém

Hoje, o Grupo Georadar realiza audiência pública em Santarém para apresentar o projeto de aquisição de sísmica terrestre no Pará, que abrange os municípios de Belterra, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Prainha, Almeirim e Santarém.

Especializada na prestação de serviços onshore e offshore de levantamentos geofísicos, diagnósticos ambientais e geotécnicos, apoio e afretamento marítimo para a indústria petrolífera e mineral, a empresa vai abordar assuntos como a cadeia exploratória de óleo e gás, o projeto Bacia do Amazonas, sua abrangência e todas as etapas.

Há muitos anos se fala no petróleo existente em Salinópolis e agora na comunidade Tabocal, em Santarém. Para saber que maneira o Pará poderá se beneficiar com o início das atividades, o deputado Raimundo Santos(PEN), que é santareno, propôs sessão especial na Alepa a fim de esclarecer a questão, que já virou uma espécie de lenda urbana.

A presença de petróleo e gás no litoral de Salinas ensejou a criação de um Polo Universitário de Ciência e Tecnologia da UFPA, que ofertaria cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural, e de Engenharia Oceânica, além de curso técnico profissionalizante de Pesca, na região.

Já em Santarém, no Tabocal, um campo experimental de pesquisa sobre petróleo e gás natural está sendo montado a poucos metros da rodovia. Moradores vivem o sonho da descoberta de petróleo no chamado Planalto Santareno, uma vez que as pesquisas também se estendem a outros municípios, como Mojuí dos Campos e Belterra. A empresa mineira Georadar Levantamentos Geofísicos, detentora da licença ambiental desde fevereiro de 2012 para o empreendimento, conseguiu empréstimo de R$ 143 milhões junto ao BNDES para viabilizar o projeto de pesquisa, que deve mobilizar cerca de 500 profissionais.
 
Blog da Franssinete

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes