terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Jango Matos: Absurdos e Erros

Se alguém me perguntar qual a origem do Sr. Jango Matos direi que não sei de onde veio, mas sei onde está e para onde irá. Ele se introduziu na política guamaense há alguns anos, ora de um lado, ora de outro, sempre tentando passar uma imagem de articulador, de homem de visão, de alguém que poderia ser decisivo numa campanha eleitoral.

A mim ele nunca enganou, nunca decidiu nada e não proporcionou nenhuma alteração positiva na forma de fazer política em São Miguel do Guamá, muito pelo contrário, considero que sua forma de atuação política é um grande retrocesso e sua capacidade de articulação e planejamento é quase zero, aliás, pensando bem é zero.

Nas eleições passadas Jango Matos veio com Márcia Cavalcante, uma vez que sua parceria com Nenê Lopes havia acabado e ele estava matando cachorro a psiu, precisava garantir o feijão com arroz e não tinha espaço no grupo do Tigrão.

Foi um dos coordenadores daquela campanha absurdamente dispendiosa, uma campanha que tinha tudo, menos coordenação de fato. Por isso os gastos foram exorbitantes e o resultado foi um fracasso. Perder uma eleição por treze votos é perfeitamente possível, mas é inadmissível, é inaceitável principalmente quando a própria coordenação da campanha comete um erro absurdo de colocar ou permitir que centenas de pessoas saíssem nas ruas vestindo camisas vermelhas antes de terem votado.

Esse episódio é salutar para definir o Sr. Jango Matos. A intenção era fazer o Tigre tremer na base, faze-lo ficar desnorteado, desorientado e sem saber o que fazer. Mas o tiro saiu pela culatra, porque Nenê Lopes é experiente o suficiente para ter sangue frio e saber o que fazer nas horas de tensão, a Justiça Eleitoral agiu rapidamente e graças a essa atitude desastrosa Márcia Cavalcante perdeu a eleição. Naquele dia os apoiadores de Nenê Lopes estavam atuando na boca de urna, principalmente na zona rural, “comendo soltos”, pois ele sabia que estava atrás nas pesquisas e foi com uma jogada de mestre que ele virou o jogo. Jango Matos foi vitima da própria ignorância.

Outra manobra desastrada de Jango Matos foi a de forçar a briga entre Márcia e Guilherme Costa para que ela saísse do PMDB e passasse a fazer aliança com os aliados de Nenê Lopes. Jango Matos imaginava que isso enfraqueceria ao mesmo tempo o Guilherme Costa e Nenê Lopes, mas o resultado todos sabem que é o contrário, o Tigre e o Velho Guilherme estão tinindo, mais fortes do que nunca e doidos pra devorar Márcia Cavalcante, eles nunca tiveram motivo para se unir, mas Jango Matos deu um. Ele conseguiu reunir todo mundo contra a Prefeita e aqui vai um aviso: Em São Miguel do Guamá não há político que seja capaz de vencer uma eleição tendo como adversários Guilherme e Nenê juntos.

Márcia Cavalcante nunca foi má pessoa, todos em São Miguel sabem disso, mas como Prefeita está sendo usada por meia dúzia de gente que a levarão ao precipício. 

Wendell Andrade Reis
Sociólogo

Um comentário:

  1. esse jango ele tentou entrar na politica de irituia, mas la o povo nao besta, nao

    ResponderExcluir

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes