terça-feira, 22 de novembro de 2011

Missa de apresentação do manto 2011

























Centenas de gumamaenses católicos compareceram ao Colégio Externato onde o Padre Valdecir celebrou a Missa de apresentação dos mantos que serão utilizados no Círio 2011. Na oportunidade o Padre anunciou também a nova berlinda que será utilizada durante o trajeto percorrido pela Santa; Berlinda esta que é de propriedade da Paróquia local. Antes tínhamos que pegar emprestado a berlinda, hoje conseguimos uma para a Paróquia destacou o Padre.
Manto de Nossa Senhora de Nazaré/2011
DOADOR: Casal José Luiz e Ivânia e Famílias
IDEALIZADOR: Prof. Paulo Lira
DESENHISTA: Elielton Veras
ESTILISTA: Antônia Mariza
AJUDANTE: Tatiana Souza
TEMA: COM JESUS E MARIA JUSTIÇA E PAZ SE ABRAÇARÃO
MATERIAL UTILIZADO:
- CETIM ITALIANO
- STRASS
- CRISTAIS SWAROVSKI
- LANTEJOULAS EM DOIS TONS DE AZUL
- MIÇANGAS
- VIDRILHO
- CANUTILHO
- 01 CRUZ EM OURO 18, CRAVEJADO COM PEDRA ZIRCÔNICA
- 01 CRUZ FOLHEADA A OURO COM CRISTAL SWAROVSKI
- CORRENTE DA BALANÇA FOLHEADA A OURO
- BROCHE EM DOURADO CRAVEJADO COM STRASS
A beleza do Manto de Nossa Senhora de Nazaré de 2011, traz contornos em strass de desenhos que representam o tema do Círio. Em sua frente as pombas da paz carregando em seu bico a balança que simboliza a Justiça. A barra do manto traz a presença dos anjos em momentos da vida de Maria, como a anunciação, o nascimento de Jesus, o sonho de José na fuga para o Egito e a sua assunção. Atrás do mesmo o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e sobre ele o Espírito Santo derramando suas bênçãos nos corações dos fiéis e com sua luz iluminou a comunidade para a construção dessa belíssima obra. Esse manto foi a maneira de agradecer a todos guamaenses pela generosidade, venerando ainda mais a Rainha do Céu e da Terra, nossa Mãe Santíssima.
Histórico do Manto de Nossa Senhora de Nazaré – Círio 2011, romaria das crianças- São Miguel do Guamá
O manto de Nossa Senhora de Nazaré da Romaria das crianças Círio 2011, é uma generosa doação do casal Sr. Edilson Andrade da Rocha e de sua esposa Srª Sarah Regina Vieira da Rocha.
Na confecção do manto foram usados os seguintes materiais:
·         Cetin Italiano
·         Torçais dourados
·         Galões
·         Entretelas e telas
No bordado:
·         Miçangas chinesas, nas cores verde folha e verde pistache
·         Vidrilhos transparentes nacarados
·         Vidrilhos dourados
·         Vidrilhos amarelo claro
·         Vidrilhos rosa chá
·         Vidrilhos roxo azulado
·         Cristais chatos roxo
·         Cristais chatos dourados
·         Cristais boleados
·         Cristais swarovski
·         Strass
No esboço do manto que foi desenhado e confeccionado pelo estilista Eider d’Paula, contou com o auxílio  de suma importância na construção desse desenho os amigos; a estilista Elane Lima, Robson Jean e Aninha Ferreira.
A inspiração do manto veio do tema do Círio 2011- “Com Maria Justiça e Paz se Abraçaram”. No mesmo possui uma construção de vários cachos de uvas e ramas de trigo, representando as espécies eucarísticas; o corpo e o sangue do senhor, pois só através da eucaristia alcançaremos a verdadeira paz, e, através da paz a justiça. Entre as uvas e as folhas há flores singelas que lembram as aspirações da inocência da infância, pois foi Jesus Cristo quem disse: “Só entrará no céu quem for como uma criança”, e ao centro do manto o sol. A estrela maior que ilumina o dia, Maria o sol que ilumina a igreja. Ao meio do sol o cordeiro pascal sinal do amor supremo para com seus. O cordeiro imolado que dá a sua própria vida pelos seus, para os seus viveram na justiça e alcançarem a paz eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes