quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Audiência Pública sobre Educação


Paulo Lira








Beto Feitosa

Cleber Ota

Alfredo Borges do Sintepp

Presidente do Conselho de Merenda Escolar

Pré Candidato a Prefeito Cacau

As dependências da Câmara dos Vereadores de São Miguel do Guama esteve lotada no dia de hoje, dezenas de pessoas compareceram até o local para acompanharem a Audiência Pública sobre Educação que contou com a Presença da Prefeita Márcia Cavalcante, além da Promotora de Justiça e Secretários de Governo.
Após o pronunciamento de alguns Vereadores a palavra foi franqueada aos cidadãos que naquele momento poderiam fazer uso da palavra e realizar questionamentos sobre o tema. O primeiro a falara foi o Sr. Beto Feitosa, o qual praticamente fez os mesmos questionamentos que já havia feito em pronunciamentos ao SBT local. Beto Feitosa disse que a prestação de contas da Prefeitura apresenta irregularidades e que haveria de ter mais de 4 milhões em caixa e não tem. Outro ponto atacado pelo galo de briga foi com relação aos cursos pedagógicos em tese realizados pela Prefeitura aos professores de 1ª a 4ª serie, segundo Beto esses cursos não existiram e nenhum professor possui certificado, mesmo assim constam pagamentos na ordem de aproximadamente 400 mil reais.
Cleber Ota que foi escalado para falar em nome da Prefeita usou uma linguagem técnica na área contábil para explicar os questionamentos feitos por Beto. Todavia foi desafiado pelo então galo de briga a mostrar onde estariam os Kit’s de mochilas onde foram gastos quase 300 mil reais. Nesse momento o clima esquentou na Câmara e Cleber lhe disse “Os Kit’s estão acondicionados no almoxarifado da Prefeitura” e em momento oportuno serão entregues.
Beto fez uso novamente do microfone e foi vaiado por servidores da Administração que compareceram em peso na Câmara. Logo em seguida concedeu entrevista ao SBT e deixou as dependências da Câmara.
Cleber Ota afirmou que as contas da Prefeitura foram prestadas junto ao Tribunal de Contas. Algo que foi difícil de fazer, uma vez que o antigo Prefeito não deixou a documentação contábil dos quadrimestres, assim sendo, a contabilidade teve que ser reconstituída.
O segundo a se pronunciar foi Alfredo do SINTEPP, o qual afirmou que a Prefeitura deveria ter mais de 8 milhões em caixa do FUNDEB e não tem. Cleber rebateu a acusação dizendo que as contas foram aprovadas pelo Conselho por maioria dos votos, o que gerou um debate caloroso, uma vez que Alfredo afirmou não ter sido convocado para a reunião que culminou com a aprovação das contas, todavia, Cleber disponibilizou uma cópia da ata de aprovação das contas.
Cacau também fez uso da palavra e cobrou mais transparência do poder público municipal, ressaltando que a audiência pública só ocorreu por força do Ministério Público, caso contrário não havia ocorrido.
Outra polêmica se deu quando a presidente do conselho de merenda escolar afirmou que as crianças estariam sem receber frutas na merenda o que por força de Lei deveria ocorrer uma vez por semana, afirmou também que existiam denúncias de desvio de merenda na maioria das Escolas. O pronunciamento dela foi o suficiente para ascender um estopim entre as diretoras que na mesma hora retrucaram as acusações solicitando provas do desvio. O clima ficou tenso e o Presidente da Câmara ameaçou de expulsão caso eles passassem a se manifestar novamente.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes