O Pará teve somente duas escolas classificadas entre as 200 que obtiveram melhor desempenho em todo o país no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem): o Centro de Estudos John Knox, da rede privada e a EEIFM Tenente Rego Barros, da rede pública, que ficaram na 180ª e na 189ª colocação, respectivamente, ambas em Belém. Entre as escolas que não conseguiram atingir a nota média de 511,21, 183 são do Pará. As notas do Enem 2010 foram divulgadas ontem pelo Ministério da Educação.
Nenhuma escola estadual ou municipal aparece entre as cem primeiras do Enem. As escolas públicas que se destacaram são colégios de aplicação de universidades, colégios militares, escolas federais e escolas técnicas. Aumentando o universo para as mil escolas com mais de 75% de participação que obtiveram melhor desempenho no exame, o Enem tem 926 privadas e apenas 74 públicas.
CRITÉRIO
O resultado de determinada escola no Enem não deve ser o único critério para que pais decidam matricular seus filhos nela, afirmam especialistas em educação ouvidos pelo portal de notícias G1. Segundo os educadores, a comparação entre escolas não dá pistas sobre a qualidade do ensino, e o uso do Enem como “vestibular” não mede os desafios que o estudante enfrenta no aprendizado durante o ensino médio.
Em todo o país, 63,6% das escolas foram reprovadas no exame. As escolas foram divididas em quatro categorias de acordo com a porcentagem de participação de seus estudantes no Enem: de 75% a 100% (4.640 escolas); de 50% a 74,9% (5.444 escolas); de 25% a 49,9% (8.616 escolas); e de 2% a 24,9% (7.399 escolas). As escolas mais bem colocadas do Pará estão no primeiro grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário