segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Heleno Fragoso é colônia de férias, diz sindicato

Após as denúncias feitas por uma adolescente de 14 anos que disse ter sido violentada durante quatro dias na Colônia Agrícola Heleno Fragoso, o governador Simão Jatene exonerou o diretor do presídio e todos os agentes prisionais que estavam de plantão no sábado (17), quando a jovem foi resgatada. Jatene alegou que houve negligência por parte dos funcionários e que isso teria facilitado a ação.

A exoneração gerou polêmica entre os trabalhadores, eles se reuniram no sindicato da categoria e fizeram denúncias graves sobre a fragilidade do sistema penitenciário do Pará. Em entrevista ao DOL, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado, Carlos Esdras falou sobre todos esses problemas, que segundo ele, são mais antigos do que se imagina. “Os agentes prisionais já vinham denunciando há muito tempo essa 'liberdade' que os presos tinham na Colônia. Tem um buraco aberto no muro e eles entram e saem a hora que bem entendem. A Susipe tem conhecimento disso e nunca fez nada. Pedimos vistorias pra Segup, OAB e até o Ministério Público, mas ninguém apareceu lá. Agora que essa denúncia veio a tona é que eles querem jogar a culpa toda em cima dos servidores, mas isso não é justo com os colegas”, disse Carlos Esdras.

A adolescente contou ao Conselho Tutelar que ela e mais duas meninas da mesma faixa etária foram levadas para um igarapé e lá teriam sido estupradas e obrigadas a consumir drogas. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado afirma que essa prática é comum e que a Susipe sabia de tudo isso. “Heleno Fragoso é uma espécie de colônia de férias, é nesse igarapé que margeia o presídio que os detentos vão para se drogar e fazer as 'farras' deles. Enquanto os presos transitam livremente com estoques, facas e pedaços de pau, os agentes prisionais só têm um rádio em mãos”, explicou Carlos Esdras.

O Ministério Público Federal abriu uma sindicância interna para apurar as investigações do governo, enquanto isso os sindicato dos servidores do Estado estuda a possibilidade de uma ação judicial contra o governo do Pará. “O sindicato responsabiliza totalmente o governo do Estado por todos esses problemas e isso não é só na Colônia Agrícola, mas em todo o sistema penal estadual que está podre”, ressaltou Carlos.
A Susipe informou, através da assessoria de imprensa, que todas as denúncias feitas pelo sindicato já são de conhecimento do governo e que estão sendo investigadas. A Susipe informou ainda que por ordem do governador Simão Jatene está sendo construído um muro em torno do Complexo Penitenciário de Americano e que já estão estudando uma maneira de controlar o acesso à Colônia Agrícola Heleno Fragoso erguendo um outro muro de contenção.

(Henrique Miranda/DOL)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes