quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Audiência Pública sobre Segurança Pública

Delegado Paulo Benicio (Titular da Delegacia de São Miguel do Guama)

Major Rosilan (Comandante do 9º CIPM)

Delegado Edvaldo Lima (Superintendente da Zona do Salgado)

Delegado Vicente (Superintendente Regional da Zona Bragantina)




Delegado Samuel Alencar (Corregedor Regional da Zona Bragantina)

Aconteceu agora pouco na sede da Câmara dos Vereadores uma audiência sobre Segurança Pública onde estiveram presentes várias autoridades, dentre as quais o Superintendente Regional da Zona Bragantina (Delegado Vicente); Superintendente da Zona do Salgado (Edvaldo Lima), Corregedor Regional da Zona Bragantina (Delegado Samuel Alencar), Delegado Paulo Benicio (Titular da Delegacia de São Miguel do Guama) e a Delegada Silvia Andrea representando o Secretário Estadual de Segurança Pública.
Na ocasião, a palavra foi franqueada para a população que se fazia presente, lotando as dependências daquela casa, vários questionamentos foram feitos, tais como ausência de estrutura adequada para o desempenho da função policial, ausência de viatura para a Policia Civil e Delegacia em estado precário.
O Major Rosilan comandante do 9º CIPM destacou a falta de policiais para compor um efetivo adequado, segundo o oficial, somente (10) dez policiais estão deslocados por turno para realizarem o policiamento ostensivo preventivo de São Miguel do Guama, algo insuficiente ante a densidade demográfica da cidade.
Delegado Paulo Benicio destacou os dados estatísticos e sua administração, onde em (01) um ano de trabalho foi campeão em procedimentos policiais instaurados, tais como Termos Circunstanciados de Ocorrência e Inquéritos por Portaria e Flagrante, todavia, frisou a falta de estrutura e ausência de numero de policiais, bem como a carga pesada de trabalho, uma vez que é o único delegado da cidade.
A representante da Secretária de Segurança Pública enfatizou que o governo está trabalhando com o orçamento elaborado pela antiga gestão que deixou dividas, impossibilitando maiores investimentos na área, contudo, afirmou que São Miguel do Guama será contemplado com uma nova Delegacia e viaturas para a Polícia Civil e Militar e que as criticas seriam repassadas ao titular da pasta.
O Corregedor Regional da Zona Bragantina em um discurso contundente correlacionou   os problemas da Segurança Pública com o disposto na Constituição Federal onde a segurança é dever e responsabilidade de todos, não somente da força policial, bem como, ressaltou o trabalho feito pela policia que todos os dias coloca atrás das grades quadrilhas e traficantes de drogas.
O blogueiro fez uso da tribuna para discursar e disse ser inadmissível uma reunião para tratar sobre o tema Segurança Pública sem se abordar as causas das mazelas sociais, tais como corrupção, falta de investimento em educação e geração de emprego e renda. No final destacou o histórico de corrupção que o Município viveu nas administrações anteriores, o que reflete o caos em que os munícipes estão vivendo com insegurança, pois se as verbas outrora desviadas fossem verdadeiramente empregadas no desenvolvimento político, econômico e social a realidade seria diferente.
Uma questão chamou a atenção do blogueiro, o Superintendente destacou que São Miguel do Guama iria pertencer a Superintendência de Castanhal e não mais a de Capanema como hoje se encontra, assim sendo, a área de abrangência de Castanhal se estenderia até Irituia, outro Município que pertencia a Zona Guajarina e agora pertencerá a Zona do Salgado .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes