Delegado Paulo Benicio (Titular da Delegacia de São Miguel do Guama) |
Major Rosilan (Comandante do 9º CIPM) |
Delegado Edvaldo Lima (Superintendente da Zona do Salgado) |
Delegado Vicente (Superintendente Regional da Zona Bragantina) |
Delegado Samuel Alencar (Corregedor Regional da Zona Bragantina) |
Aconteceu agora pouco na sede da Câmara dos Vereadores uma audiência sobre Segurança Pública onde estiveram presentes várias autoridades, dentre as quais o Superintendente Regional da Zona Bragantina (Delegado Vicente); Superintendente da Zona do Salgado (Edvaldo Lima), Corregedor Regional da Zona Bragantina (Delegado Samuel Alencar), Delegado Paulo Benicio (Titular da Delegacia de São Miguel do Guama) e a Delegada Silvia Andrea representando o Secretário Estadual de Segurança Pública.
Na ocasião, a palavra foi franqueada para a população que se fazia presente, lotando as dependências daquela casa, vários questionamentos foram feitos, tais como ausência de estrutura adequada para o desempenho da função policial, ausência de viatura para a Policia Civil e Delegacia em estado precário.
O Major Rosilan comandante do 9º CIPM destacou a falta de policiais para compor um efetivo adequado, segundo o oficial, somente (10) dez policiais estão deslocados por turno para realizarem o policiamento ostensivo preventivo de São Miguel do Guama, algo insuficiente ante a densidade demográfica da cidade.
Delegado Paulo Benicio destacou os dados estatísticos e sua administração, onde em (01) um ano de trabalho foi campeão em procedimentos policiais instaurados, tais como Termos Circunstanciados de Ocorrência e Inquéritos por Portaria e Flagrante, todavia, frisou a falta de estrutura e ausência de numero de policiais, bem como a carga pesada de trabalho, uma vez que é o único delegado da cidade.
A representante da Secretária de Segurança Pública enfatizou que o governo está trabalhando com o orçamento elaborado pela antiga gestão que deixou dividas, impossibilitando maiores investimentos na área, contudo, afirmou que São Miguel do Guama será contemplado com uma nova Delegacia e viaturas para a Polícia Civil e Militar e que as criticas seriam repassadas ao titular da pasta.
O Corregedor Regional da Zona Bragantina em um discurso contundente correlacionou os problemas da Segurança Pública com o disposto na Constituição Federal onde a segurança é dever e responsabilidade de todos, não somente da força policial, bem como, ressaltou o trabalho feito pela policia que todos os dias coloca atrás das grades quadrilhas e traficantes de drogas.
O blogueiro fez uso da tribuna para discursar e disse ser inadmissível uma reunião para tratar sobre o tema Segurança Pública sem se abordar as causas das mazelas sociais, tais como corrupção, falta de investimento em educação e geração de emprego e renda. No final destacou o histórico de corrupção que o Município viveu nas administrações anteriores, o que reflete o caos em que os munícipes estão vivendo com insegurança, pois se as verbas outrora desviadas fossem verdadeiramente empregadas no desenvolvimento político, econômico e social a realidade seria diferente.
Uma questão chamou a atenção do blogueiro, o Superintendente destacou que São Miguel do Guama iria pertencer a Superintendência de Castanhal e não mais a de Capanema como hoje se encontra, assim sendo, a área de abrangência de Castanhal se estenderia até Irituia, outro Município que pertencia a Zona Guajarina e agora pertencerá a Zona do Salgado .
Nenhum comentário:
Postar um comentário