terça-feira, 5 de julho de 2011

Ibama embarga tendas e condomínio em Salinas

O Ibama embargou ontem (04) a construção do condomínio Concha do Atlântico e a instalação das tendas Ibiza Beach Club e Diwali Promoções e Eventos na Ilha do Atalaia, em Salinópolis, a cerca de 200 km de Belém, no Pará. As obras eram realizadas sem licença ambiental, dentro de área de preservação permanente, numa das regiões de veraneio mais bonitas e valorizadas do estado. Se não comprovarem a regularidade dos empreendimentos com a legislação ambiental ao órgão ambiental federal, os responsáveis poderão ser multados em até R$ 10 milhões.

Os fiscais do instituto faziam fiscalização de rotina na região do Salgado quando receberam a denúncia das construções irregulares. A tenda Diwali era erguida na praia do Atalaia, uma das mais freqüentadas no verão paraense, que começou este mês. Já a Ibiza estava sendo armada numa área de dunas, perto da lagoa da Coca-cola, próximo ao local onde o condomínio já havia finalizado duas casas e construía mais quatro - todas sem licença ambiental.

Importância das dunas

As dunas têm relevância ambiental não somente por conta da flora e fauna que abrigam, mas porque funcionam como áreas de infiltração de água potável que favorecem o surgimento de lagos e rios de água doce. Além disso, as dunas móveis levam areia para a praia e assim atenuam os processos erosivos na costa litorânea. A degradação das dunas tem se intensificado na praia do Atalaia nos últimos anos, o que faz com que a população local e os veranistas sofram com as marés altas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes