sexta-feira, 1 de julho de 2011

Chávez com Câncer

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, 56, fez um pronunciamento na TV na noite desta quinta-feira dizendo que foi diagnosticado com câncer durante exames médicos realizados em Cuba.

Foi a primeira aparição pública de Chávez desde a cirurgia à qual foi submetido em 10 de junho para remover um abcesso pélvico. Segundo as informações do pronunciamento, ele teve um tumor maligno diagnosticado durante os exames, o qual foi retirado com sucesso em uma segunda cirurgia.
"Durante o processo de drenagem [no tratamento do abcesso pélvico] apareceram suspeitas de outras formações celulares não detectadas desde então. Foram realizados outros estudos que confirmaram a existência de um tumor com presença de células cancerígenas. Isso fez necessário uma segunda intervenção cirúrgica que permitiu a extração total do dito tumor."

No discurso, Chávez disse ainda que está enfrentando uma "luta pela vida", mas que está "no caminho da recuperação" e "determinado a superar essa batalha".

No entanto, ele admitiu que se trata de um "processo médico lento e delicado", e lamentou que estivesse, durante um longo período, "negligenciando sua saúde".

Chávez garantiu que se mantém "informado e à frente das ações do governo, em comunicação permanente com o vice-presidente Elías Jaua e toda a equipe de governo".

O presidente venezuelano justificou assim a decisão de não entregar o governo a Jaua, como determina a Constituição, mas não revelou quando regressará à Venezuela.

Ele encerrou seu discurso com o slogan revolucionário "Hasta la victoria, siempre [Até a vitória, sempre]".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes