Em 2009 o governo holandês fechou cinco presídios e reduziu 800 postos de trabalho no sistema penitenciário do país.
O fechamento não se deu por falta de recursos, mas, por falta de detentos. A Holanda, na década de 90, ampliou a oferta de celas penitenciárias, para cumprir determinação legal de não ter mais de quatro presos por cela.
Ocorre que a delinquência cai a cada ano no país, o que resulta em um excesso de vagas: o relatório de 2010 revelou que o país tem hoje 12 mil detentos e possui capacidade para abrigar 16 mil.
Estudos do Ministério da Justiça apontam que a tendência da delinquência na Holanda é de uma queda crescente pelos próximos 10 anos.
Por isto, para que não se diminuam ainda mais os postos de trabalho nos presídios holandeses, o Ministro da Justiça tenta um acordo com a vizinha Bélgica.
O acordo consiste em a Bélgica, que tem problemas de vagas em presídios, transferir presos para a Holanda e pagar um determinado preço ao país pela manutenção dos mesmos e pelo uso das instalações.
O Parlamento Holandês, que discute a autorização para o acordo, reluta em aprova-la: não quer presos de outros países e prefere fechar os presídios.
Fonte: Blog do Parsifal
Nenhum comentário:
Postar um comentário