quinta-feira, 21 de abril de 2011

Exclusivo: Tragédia no Km 07 (Irituia) da Br 010



















A reportagem do blog acompanhou com exclusividade o acidente que ocorreu hoje por volta das 14:00 horas na altura do Km 07 da Br 010 no Município de Irituia onde segundo relatos o condutor da motocicleta Valdeir Junior Coelho Ferreira, nascido em 22/01/1972, natural de Paragominas veio a colidir frontalmente com um caminhão que se deslocava no sentido de São Paulo conduzido pelo motorista Orlando Boução Cunha, nascido em 16/07/1969. Natural de Belém.
Com a colisão o condutor da motocicleta veio a óbito imediatamente, junto com sua companheira que estava na garupa da motocicleta que foi identificada como sendo Elizete Rodrigues Silva, nascida em 26/01/1974, natural de Irituia-Pa.
Os corpos foram removidos para o Hospital de Irituia. Já o condutor do caminhão relatou a reportagem do blog que o condutor da motocicleta vinha do sentido Irituia/São Miguel em alta velocidade e fez uma ultrapassagem de um carro, vindo a colidir frontalmente com a carreta onde o mesmo nada pode fazer para evitar o acidente.
Policiais militares e rodoviários federais organizavam o trânsito que ficou bastante lento naquele local, enquanto era providenciada a remoção dos corpos e realização de pericia de local de crime.
Os corpos ficaram mutilados ante ao forte impacto, parte dos membros inferiores foram arremessados pra o acostamento da Br 010. O motorista do caminhão foi conduzido até a Delegacia de Irituia onde prestará depoimento e logo em seguida será liberado para responder o Inquérito Policial em liberdade sobre a capitulação penal de Homicídio Culposo.
A reportagem do blog ficou chocada com a violência do acidente, foi sem dúvida alguma uma tragédia que impressionou a todos que ali estavam.

Aprendendo direitinho
O caput do art. 302 do CTB dispõe: "Praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor: Penas – detenção, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor".
O conceito de veículo automotor é dado pelo Anexo I do CTB: "Todo veículo a motor de propulsão que circule por seus próprios meios, e que serve normalmente para o transporte viário de pessoas e coisas, ou para a tração viária de veículos utilizados para o transporte de pessoas e coisas". Não se incluem neste conceito os veículos de propulsão humana (bicicletas, patinetes) e animal (carroças, animais), bem como os que não utilizam vias terrestres (embarcações em geral, aeronaves).

Os parágrafos únicos dos dois artigos em comento estabelecem que "a pena é aumentada de um terço à metade", se o agente se enquadrar em alguma das quatro circunstâncias enumeradas, a saber: I) não possuir permissão ou habilitação para dirigir; II) ser cometido o crime sobre a faixa de pedestres ou na calçada; III) deixar de prestar socorro à vítima, quando possível fazê-lo sem risco pessoal; IV) ser cometido o crime quando estiver conduzindo veículo de transporte de passageiros, no exercício de sua profissão ou atividade. Trata-se de causas de aumento da pena, específicas para os delitos em análise.
O art. 305 do CTB cria um novo tipo penal, consistente em "afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir da responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída". É perfeitamente cabível o concurso material entre o crime de homicídio ou lesão corporal com pena aumentada (CTB, art. 302, parágrafo único, III) com o de fuga do local do acidente (CTB, art. 305), pois este último tem como objeto jurídico protegido a tutela da administração da Justiça. 

3 comentários:

  1. O fato em si é lamentável, chocante! Muito triste uma pessoa sair de casa com perspectivas de voltar vivo e chegar em pedaços como mostram as imagens. Sou de São Miguel e resido há 5 anos em Ipixuna, me mantenho informada dos fatos e acontecimentos de minha terra através do blog, por isso, não posso deixar de parabenizar seus organizadores pela precisão nas informações.

    ResponderExcluir
  2. denilson silvs dos santos24 de abril de 2011 às 16:57

    pena que pessoas tão boas como vcs deixaram o mundo de um jeito tão tragico! espero que deus esteja agindo nas suas vidas é que seu espaço nos ceus estaja agora ocupado por vcs mesmos ?

    de: seu subrinho (denilson silva dos santos)

    ResponderExcluir

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes