sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Protestos matam ao menos 5 e ferem outros 870 no Cairo

Ao menos cinco manifestantes morreram e cerca de 870 ficaram feridos nos protestos para derrubar o presidente do Egito, Hosni Mubarak, no Cairo, nesta sexta-feira, afirmaram fontes médicas. Com as mortes, sobem para ao menos 12 o número de vítimas nos confrontos, que já duram quatro dias.

Não ficaram claras as circunstâncias das mortes. De acordo com as fontes médicas, 450 manifestantes estavam sendo atendidos nas ruas, enquanto outros 420 foram hospitalizados.

Alguns feridos estão em condição crítica, com ferimentos a bala, segundo as fontes. Policiais também foram feridos, mas o número não ficou claro.

As cenas mais caóticas foram registradas em Suez. A agência de notícias Reuters diz que a polícia abandonou áreas centrais da cidade, depois que os manifestantes superaram os cordões de segurança, roubaram armas de uma delegacia e queimaram o edifício, além de 20 veículos de patrulha estacionados perto do local.
A polícia tentou dispersar os manifestantes, que lançaram pedras e gritavam pela queda de Mubarak. Eles quebraram janelas e tentaram virar um dos caminhões da polícia. Os agentes finalmente desistiram e recuaram, abandonando ao menos oito caminhões da polícia.

Há relato ainda de ao menos mais um morto em Suez. Segundo testemunhas citadas pela agência Reuters, os egípcios carregavam o corpo de um manifestante, identificado como o motorista Hamada Labib, 30. Segundo seu irmão, ele foi morto por um disparo das forças de segurança.

Labib seria a quarta vítima dos protestos somente nesta sexta-feira. Mais cedo, a agência Efe disse que três civis que participavam de um protesto perto do Museu do Egito, próximo à praça Tahrir, no Cairo, epicentro das manifestações políticas dos últimos dias, morreram. As vítimas teriam recebido tiros de balas de borracha a curta distância.

Também no Cairo, mais de 300 pessoas foram presas e 120 ficaram feridas, segundo disseram fontes dos serviços de segurança citadas pela agência de notícias Efe.

As fontes relataram que os protestos chegaram até a bairros residenciais do Cairo, incluindo o de Roxy, próximo ao condomínio residencial onde vive o presidente egípcio, Hosni Mubarak, no poder desde 1981.

Houve protestos também no bairro de Maadi, na periferia da capital, habitado por muitos estrangeiros que trabalham em embaixadas ou empresas internacionais.

No distrito de Mohandiseen, ao menos 10 mil pessoas marchavam para o centro da cidade gritando "saia, saia, Mubarak" --uma multidão que chegou a 20 mil depois de passar áreas residenciais.

TOQUE DE RECOLHER

O ditador Hosni Mubarak ampliou nesta sexta-feira o toque de recolher para todo o Egito, cerca de duas horas depois de um primeiro decreto que impunha a medida às cidades do Cairo, Alexandria e Suez, informou a emissora estatal. A medida -- que vale das 18h (14h de Brasília) até as 7h (3h de Brasília)-- visa conter as dezenas de milhares de pessoas que estão nas ruas de várias cidades pedindo a queda do governo de Mubarak, no poder há 30 anos. As cenas são de caos e confrontos, em meio a carros e prédios incendiados. Há relatos ainda de ao menos quatro manifestantes mortos.

Foi a medida mais drástica até o momento para conter as manifestações. Mesmo antes do anúncio, o Exército já enviara veículos blindados para as ruas do Cairo --centro dos protestos. As imagens são de violência e caos, com a fumaça de prédios e carros em chamas se misturando ao gás lacrimogêneo lançado pela polícia. Há relatos até o momento de quatro mortos, um deles carregado pelos manifestantes pelas ruas de Suez.

Os veículos blindados estão nas principais avenidas de Cairo. Apesar da repressão dura das forças de segurança, contudo, as dezenas de milhares de manifestantes não recuam e fontes de segurança dizem que os protestos já se espalharam por ao menos 11 das 28 províncias egípcias --os maiores protestos do país.

As manifestações começaram pouco depois do meio-dia, no final das orações muçulmanas da sexta-feira, e se estenderam rapidamente por diferentes setores da capital egípcia e outras cidades do interior do país. Manifestantes estão nas ruas, gritando palavras de ordem como "saia, saia, Mubarak". Eles lançam pedras e sapatos contra as forças de segurança, que não pouparam jatos de água, gás lacrimogêneo e balas de borracha para conter os manifestantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes