Mulher chorando ao lado da foto do Nobel da Paz |
O dissidente chinês Liu Xiaobo é o vencedor do prêmio Nobel da Paz 2010, segundo anunciou hoje às 6h o comitê do Instituto Nobel, em sua sede na Noruega.
Liu foi condenado a 11 anos de prisão, em dezembro do ano passado, por escrever um manifesto em 2008, com outros ativistas chineses, que apela para a liberdade de expressão e eleições multipartidárias.
"Liu recebe este prêmio sua luta longa e não-violenta pelos direitos humanos e pela democracia na China. O comitê do Nobel deliberou muito bem antes de tomar essa decisão, que liga direitos humanos e da paz ", disse o instituto.
"Nas últimas duas décadas, Liu Xiaobo foi um grande porta-voz para a implementação dos direitos humanos na China", acrescentou o porta-voz da instituição, recordando a sua participação no protesto democrático na Praça Tiananmen, em 1989.
Liu também participou na preparação de diversos manifestos de artistas e ativistas pelos direitos humanos na China, que já lhe rendeu onze anos na prisão e mais dois de privação dos direitos civis.
O prêmio, que inclui 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,5 milhões), será entregue em dezembro.
Em 2009, o presidente norte-americado Barack Obama recebeu o prêmio Nobel da Paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário