terça-feira, 12 de agosto de 2014

TRE define tempo de TV para partidos

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará sorteou ontem de manhã a ordem de aparição dos candidatos ao Governo do Estado, Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa para o primeiro dia do horário eleitoral gratuito, que começa nesta segunda-feira, 19, e segue até 2 de outubro, e também o tempo de cada coligação e partido na propaganda. Entre os seis concorrentes ao Palácio dos Despachos do Governo do Pará, o sorteado para abrir a propaganda foi Marco Antonio Ramos (PCB). Na sequência, aparecerão Elton Braga (PRTB); Hélder Barbalho (PMDB), da coligação Todos pelo Pará; Zé Carlos (PV); Simão Jatene (PSDB), pela coligação Juntos com o Povo; e Marcos Carrera, da coligação Frente de Esquerda – Mudança pra Valer, (PSOL e PSTU).
Exatos 25 representantes de partidos e coligações acompanharam os sorteios, realizados por servidores do TRE, na sede do Tribunal. Não houve nenhuma manifestação contrária à transparência do feito. Na medida em que os três servidores concluíam o sorteio manual, tirando de uma urna de lona os nomes de partidos e coligações para composição da ordem de exibição no primeiro dia do horário eleitoral, os dados eram inseridos no sistema eletrônico do site do TRE, e o próprio sistema apresentava automaticamente o tempo de cada candidato, que varia de acordo com a representação dos partidos na Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.
As candidaturas ao Governo do Estado que terão o maior tempo no horário eleitoral serão as de Helder e de Jatene, nessa ordem, devido ao grande número de partidos que integram as coligações desses dois candidatos. A "Todos pelo Pará" (PMDB-PT-DEM-PR-PDT-PROS-PHS-PCdoB-PSL-PPL-PTN), do candidato peemedebista, contará com 2 minutos, 20 segundos e 70 centésimos. Enquanto a "Juntos pelo Pará" (PSDB-PSD-PSB-PP-SD-PRB-PSC-PTB-PPS-PEN-PMN-PTC-PSDC-PTdoB-PRP), do candidato tucano, terá  2 minutos, 12 segundos e 75 centésimos. Os demais candidatos a governador terão pouco mais de 20 segundos apenas, com Zé Carlos do PV tendo 24 segundos e 68 centésimos; Marco Carrera, 21 segundos e 40 centésimos; Elton Braga com 20 segundos e 47 centésimos; e Marco Antônio Ramos com 20 segundos.
O juiz federal Antônio Carlos de Almeida Campelo, que compõe o TRE, chamou atenção para a necessidade de uma propaganda eleitoral "de alto nível''. "Esperamos a contribuição dos partidos no sentido de apresentarem propostas sérias por meio de seus programas de governo e plataformas de trabalho, nada de propaganda de baixo nível, rasteira. Isso é inadmissível. A propaganda rasteira será retirada do horário eleitoral e o candidato perderá um tempo valioso'', garantiu o magistrado. 
Respeitada a ordem estabelecida no sorteio para o primeiro dia de propaganda eleitoral nas emissoras de rádio e televisão, será feito um rodízio. No segundo dia, por exemplo, o candidato que abriu o bloco no dia anterior será o último a ter a propaganda veiculada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes