segunda-feira, 21 de julho de 2014

Chefe do tráfico de drogas em São Miguel do Guamá é preso

Apontado como um dos principais traficantes de drogas no município de São Miguel do Guamá, no nordeste paraense, e com uma ficha policial tendo roubo e homicídio, Zaqueu Silva Barata, de 32 anos, foi preso no bairro do Icuí-Laranjeira, em Ananindeua, na região metropolitana de Belém. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (21) pela Polícia Civil.
Além das acusações, Zaqueu ainda era foragido da justiça. Ele tinha um mandado de prisão decretado pela 2a Vara de Execuções Penais de Belém, por ter fugido do Sistema Penitenciário do Pará quando estava condenado a 11 anos de reclusão pela prática de roubo. 
Entre os crimes dele, ainda está o homicídio de Eduardo Maciel Corrêa Aranha Neto, na rua Filemon da Cunha Bicho, no bairro Padre Ângelo, em São Miguel do Guamá, no dia 24 de março deste ano. O assassinato, segundo o delegado Ronaldo Lopes, titular de São Miguel do Guamá, ocorreu devido a uma dívida de venda de drogas, pois a vítima era viciada. 
Outro homicídio atribuído a Zaqueu Barata foi em 8 de maio deste ano, no ramal do Domingos Carneiro, bairro Padre Ângelo. A vítima foi Leonardo Pereira de Souza, de apelido 'Léo Cavalo'. O crime foi motivado por uma rixa entre o acusado e a vítima. 
Barata responde ainda a uma tentativa de homicídio no dia 25 de maio de 2014, cuja vítima foram policiais militares, já que o acusado efetuou disparos de arma de fogo na porta da Delegacia de São Miguel do Guamá e trocou tiros com policiais civis e militares. Conforme Ronaldo Lopes, no ano de 2006, o preso comandou uma rebelião no Presídio de Paragominas. 
'Ele é apontado com um dos chefes do tráfico de drogas em São Miguel do Guamá e costuma agir com violência contra os usuários de drogas, inclusive é considerado como autor de diversos homicídios na cidade', destaca. 
A prisão dele, ressalta o policial, representa uma resposta do Estado à organização criminosa comandada pelo preso. A operação policial foi comandada pelos delegados Luís Xavier, Ronaldo Lopes e Fernando Rocha, após determinação do delegado-geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino, e do diretor de Polícia do Interior, João Bosco Júnior.

Um comentário:

  1. Parabéns aos policiais por terem tirado mais um meliante das ruas. Levando à reclusão um dos responsáveis pela destruição de tantas famílias, não apenas tirando a vida de forma tão brutal como assassinando, mas pela disseminação de drogas no meio social, que através do tráfico desencadeia uma séria de outros crimes como furtos, roubos e assassinatos em torno da manutenção do vício dos usuários. Novamente, meus parabéns ao policiais, esta classe pouco reconhecida e valorizada, que arriscam suas vidas em prol do cumprimento da lei, mas que porém não recebem salários justos, nem tem reconhecidos a periculosidade e as condições precárias às quais são expostos.

    ResponderExcluir

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes