quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Governo expande convênio que dá desconto a servidores em academias


O Governo do Estado iniciou a expansão do programa Servidor na Academia, que visa a melhoria da saúde física e mental dos servidores estaduais. O programa garante descontos de até 50% em academias credenciadas para servidores efetivos, comissionados e seus familiares. O programa foi implantado na capital paraense em outubro de 2012, vem tendo grande aceitação, com mais de 1.300 servidores matriculados nas 39 academias credenciadas, e, agora, está sendo expandido para mais 10 municípios do interior - Abaetetuba, Cametá, Capanema, Castanhal, Itaituba, Marabá, Mocajuba, Moju, Santarém e Tucuruí – facilitando o ingresso de mais 18 mil servidores nas academias, melhorando as condições de saúde, prevenindo doenças e encorajando-os a estabelecerem mudanças no estilo de vida.
De acordo com a titular da Secretaria de Estado de Administração (Sead), Alice Viana, o incentivo à pratica de exercícios físicos pelo servidor trará benefícios que vão além da sua saúde física. “Não preciso discorrer sobre os benefícios que os exercícios físicos proporcionam ao ser humano. Não só a melhoria física do corpo, mas a qualidade nos relacionamentos interpessoais, profissionais e particulares do servidor”, ressaltou a secretária de Administração.
O consultor jurídico da Sead, Bruno Flávio Lopes, 35 anos, conta que o sedentarismo foi um dos fatores que o levaram a sofrer um princípio de infarto, há alguns meses. “No ano passado dei um susto na minha família ao sofrer um princípio de infarto, que só não foi mais grave porque fui atendido a tempo. Constataram colesterol alterado, triglicerídeos altos, excesso de peso, muito em decorrência do meu sedentarismo na época”, reconheceu.
Mas Bruno diz que o susto serviu de alerta para que procurasse melhorar a qualidade de vida. Ele descobriu as vantagens do programa Servidor na Academia. “Até tinha vontade de me matricular numa academia, mas os valores cobrados muitas vezes assustam. O desconto oferecido pelo programa foi um incentivo para que eu finalmente tomasse a atitude de mudar”, declarou Bruno Lopes.
A também servidora Maria José Silva, 46 anos, lotada na Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), diz que o estresse do dia a dia diminuiu significativamente depois que ela começou a praticar atividades físicas. “Eu procurei a academia em busca de uma melhor qualidade de vida. Andava estressada e adoecendo muito. Hoje me sinto com mais alegria e vigor para encarar os desafios de cada dia”, declarou. A servidora considera a iniciativa do Governo como uma valorização dos seus servidores. “O programa mostra um governo preocupado com a saúde do servidor. É uma questão de prevenção”, elogiou Maria José Silva.
Representando os proprietários das academias parceiras do programa, Ana Cláudia Domingues, falou sobre as vantagens de se unir ao projeto. “Participar dessa parceria com o Governo do Estado traz como benefício principal a credibilidade de saber que foi feito um filtro e que foram eleitas as academias que oferecem os melhores serviços”, destacou.
O programa Servidor na Academia é uma ação coordenada pela Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO) da Sead e faz parte do Programa de Valorização do Servidor e da Saúde e Segurança Ocupacional do Servidor. Segundo a diretora da DSO, Sandra Henderson, a ideia é expandir cada vez mais o programa, para que todos os servidores do estado possam ser beneficiados. “Já são mais de 1.300 servidores matriculados nas academias só em Belém. Agora, assinamos contrato com 15 academias do interior do Estado. Escolhemos aquelas com equipamentos de qualidade e professores comprovadamente capacitados. É uma parceria entre a iniciativa privada e o Governo do Estado, com o intuito de oferecer o melhor ao nosso servidor” declarou Sandra Henderson.
Para participar do programa, o servidor precisa levar seu último contracheque e sua identidade em uma das academias credenciadas. Um link contendo a lista de todas as academias parceiras, com seus respectivos contatos e endereços de localização, está disponível no site da Sead (www.sead.pa.gov.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes