A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República contratou o Ibope para medir como, e por quais meios, a população busca informações no Brasil.
O Ibope ouviu 18.312 pessoas em 27 estados e 848 municípios, ponderando as médias de sexo, idade e grau de instrução da população e apresentou os resultados do que chamou de "Pesquisa Brasileira de Mídia 2013".
> 1° quesito
O Ibope mostrou ao entrevistado cinco meios de difusão de informação e pediu que ele ordenasse, em ordem decrescente, aqueles que buscava quando desejava obter informações gerais.
O disco tinha a TV aberta, a Internet, o rádio, o jornal impresso e a revista impressa.
Os resultados:
Observa-se que a TV aberta, com 78% de preferência, segue sendo a absoluta primeira opção de entrega de informação ao brasileiro, seguida pela Internet que, com 12% de preferência, passou o rádio, embora esse ainda seja a primeira segunda opção, com 32%.
Os impressos, jornais e revistas, são irrisórios 1% da primeira opção do cidadão.Eu não li toda a pesquisa, e não sei se ela aferiu as razões das preferências, mas arrisco dizer que os impressos amargam baixos percentuais, porque são pagos.
> 2° quesito
No segundo quesito, mantidos os meios de comunicação e a lógica das repostas, o Ibope pediu que fossem ordenados os meios quando o entrevistado queria buscar informações específicas sobre as questões brasileiras.
Os resultados:
O quadro não apresenta mudanças, salvo nos quesitos rádio e impressos, cujas linhas estão em cor diversa para pronta visualização. Observa-se que quando o cidadão quer informação específica sobre questões nacionais, a revista impressa vai a zero como primeira e segunda opção.
> Globo é a líder da TV aberta
Os 78% de brasileiros que dão preferência à TV aberta na busca de conteúdo e informação, têm na Rede Globo a sua rede preferida. O Jornal Nacional, com 34% de preferência, é o líder absoluto, seguido pelo Jornal da Record, com 10%.
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