A corrida às concessionárias na semana passada, com o consumidor
aproveitando para comprar antes do reajuste do IPI e da obrigatoriedade
de freios ABS e airbags, levou a um novo recorde de vendas em dezembro.
Foram
vendidos no último mês do ano 335.931 carros e comerciais leves,
portanto, acima do recorde de julho, quando foram vendidas 323,8 mil
unidades, conforme números provisórios do Renavam.
As vendas diárias também são recorde no ano, 15.998 unidades.
Este bom desempenho, no entanto, não foi suficiente para que 2013 fechasse com balanço positivo.
O ano fechou com vendas de 3.576.111 carros e comerciais leves, o que representa uma queda de 1,6% em relação a 2012.
Nos
últimos dez anos o mercado automobilístico brasileiro não ouvia falar
de retração. Mas em 2013 a história mudou e o mercado registrou a
primeira queda em dez anos.
A retração do mercado foi maior do que
o previsto pelos dirigentes do setor (Anfavea e Fenabrave) que
esperavam uma queda de no máximo 1%.
Nesse período de dez anos a
indústria deu um salto nas vendas de 1,4 mi em 2003 para 2,35 mi em
2007, primeiro ano com mais de 2 mi de carros vendidos no País. Já em
2009 as vendas ultrapassaram 3 mi de unidades e o recorde de vendas foi
atingindo em 2012 com 3,63 mi.
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