terça-feira, 19 de novembro de 2013

Medicina e Enfermagem são os mais concorridos

Universidade do Estado do Pará (Uepa). A informação foi divulgada na tarde desta segunda´feira (18).

Segundo a Uepa, a graduação recebeu 1.116 inscritos que disputam as dez vagas ofertadas pela modalidade Processo Seletivo (Prosel). Já pelo Programa de Ingresso Seriado (Prise)/3º Etapa, o curso de Enfermagem, 1º Semestre/Vespertino, em Belém, foi o mais concorrido com 198 candidatos para 12 vagas, numa relação de 16,50.

De acordo com a demanda de vagas por curso, pelo Prosel, forma de ingresso em que o candidato faz as três etapas em um único ano, o segundo curso mais concorrido é Fisioterapia com 94,45 candidatos por vaga, seguido por Licenciatura em Educação Física, 1º Semestre/Matutino, com 83,69.

Ainda nesta modalidade, voltada aos que já concluíram o Ensino Médio, os três cursos mais procurados são da capital: Medicina com 4.071 inscritos para disputar 50 vagas; Fisioterapia, com 1.889 candidatos e Engenharia de Produção, cujo número de candidatos inscritos é de 1.276. Os dois últimos cursos ofertam 20 vagas cada um.

Já pela terceira etapa do Prise, modalidade destinada aos estudantes do Ensino Médio, a maior concorrência, após o curso de Enfermagem, é em Engenharia de Produção. Em Belém, são 12,20 candidatos para uma das 20 vagas ofertadas no total. A Uepa também registrou que, no Prise, os cursos que receberam o maior número de inscritos são de Belém: Medicina, com 376 candidatos para 50 vagas e Engenharia de Produção, com 244 inscritos para 20 vagas ofertadas.

O curso novo da Uepa, Licenciatura em História, estreia com números positivos: é a terceira maior concorrência do Prise, com 11,80 candidatos para 20 vagas, e nesta modalidade recebeu 236 inscrições. Pelo Prosel foram 1.234 inscritos. Eles também disputam 20 vagas, numa relação de 61,70 candidatos por vaga.

Vagas

Nos Processos Seletivos 2014 da Uepa são ofertadas 3.106 vagas em 24 cursos de graduação. Estas vagas são divididas igualitariamente entre as duas modalidades de acesso, 1.553 para o Prise e 1.553 vagas para o Prosel.

Este ano, foram 96.982 candidatos inscritos. Destes, 46,4 mil concorrem pelo Prosel. Já no Prise, são 28,4 mil inscritos na primeira etapa; 16 mil na segunda etapa; e 6 mil na terceira etapa.

Provas

Os Processos Seletivos da Uepa se desenvolvem em três etapas, dias 24 e 25 de novembro e 15 de dezembro, das 8h às 13h, de acordo com o horário de Belém. Os candidatos inscritos pelo Prosel fazem as três etapas em apenas um ano. Já os do Prise devem comparecer aos locais de prova somente no dia destinado a etapa em que está concorrendo. Em todas as etapas, os portões serão abertos às 7h. O cartão de confirmação de inscrição está disponível no site da Uepa.

Na primeira etapa, os candidatos devem responder a 56 questões objetivas de conhecimentos gerais nas áreas de Química, Matemática, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História e Geografia.

Na segunda etapa, serão 60 questões objetivas de conhecimentos gerais e Língua Estrangeira. Na última etapa, os candidatos responderão a 54 questões objetivas, incluindo língua estrangeira, e uma redação valendo 30 pontos. Para todas as etapas, cada questão valerá 1 ponto.

Os candidatos a uma vaga no curso de Licenciatura Plena em Música no Prosel 2014 ou na terceira etapa do Prise se submeteram, obrigatoriamente, ao Exame Habilitatório.

No dia da prova, além do cartão de confirmação de inscrição e de caneta esferográfica com tinta azul ou preta, os candidatos deverão ter em mãos documento oficial com foto.
(DOL com informações da Uepa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes