terça-feira, 10 de setembro de 2013

Polícia Civil prende autor da morte de estudante em Ipixuna do Pará

A Polícia Civil, por meio da Divisão de Homicídios, concluiu, nesta terça-feira, 10, as investigações de um assassinato ocorrido em maio deste ano, em Ipixuna do Pará, nordeste do Estado. Mateus Oliveira dos Santos, 18 anos, confessou a autoria do crime, ao ser ouvido em depoimento pela delegada Maria Lúcia Santos, presidente do inquérito. A vítima, a estudante Bárbara Renata Albuquerque de Nazaré, 22 anos, era namorada do acusado e estaria grávida dele, mas o estudante se negava a assumir as responsabilidades. À delegada, o rapaz confirmou que premeditou o homicídio e que agiu sozinho para matá-la a facadas e pedradas.
Além de Mateus, um amigo dele, de nome Davi Oliveira das Virgens, de 19 anos, também foi preso, por ter ajudado o acusado na fuga e ter ajudado a esconder um dos dois telefones celulares da vítima subtraídos por Mateus. Um casal de primos, ambos adolescentes, foram apreendidos pela receptação do outro aparelho da vítima. Mateus e Davi tiveram mandados de prisão temporária, de 30 dias de validade, expedidos pela Justiça do Estado, por representação da delegada Maria Lúcia, acusados de envolvimento no crime. Davi foi preso, no último dia 7, em Paragominas, nordeste paraense. Já os adolescentes, que tiveram mandados de busca e apreensão também expedidos pela Justiça, foram localizados em Castanhal, nesta segunda-feira, 9. Com eles, os dois telefones celulares da vítima foram apreendidos.
Conforme a delegada, pressionado pelas buscas policiais, Mateus dos Santos se entregou, na noite de ontem, na Divisão de Homicídios, em Belém. Ele confirmou que viveu um relacionamento conturbado, de oito meses, com Bárbara. Segundo o acusado, nesse tempo, várias vezes os dois brigaram e terminaram o namoro. Mateus contou que a vítima anunciou que estaria grávida e que ele seria o pai da criança, mas o acusado não queria continuar o relacionamento com a jovem. Foi quando, segundo ele, Bárbara teria lhe dito que iria infernizar sua vida. "Ele relata ter dito à vítima que teria de abortar, mas ela insistia que ele tinha que assumir e criar o filho", apurou. Assim, Mateus decidiu premeditar o crime. No dia do homicídio, ele pegou o carro de um familiar e foi até o encontro de Bárbara alegando que queria conversar com ela.
Ela levou a vítima até uma área de piçarreira, às margens da rodovia BR 010, a Belém-Brasília, em Ipixuna do Pará. No local, ele sacou uma faca de cozinha e atacou a vítima, por trás, com um golpe no pescoço. Depois, passou a aplicar vários golpes na vítima. Por fim, matou a vítima com pedradas na cabeça e fugiu do local. O corpo foi encontrado seis dias depois. Preso, Mateus ficará recolhido em uma unidade do Sistema Penitenciário, em Belém, para responder pelo homicídio duplamente qualificado, por emboscada e motivo fútil. Já Davi foi indiciado por favorecimento pessoal, por ajudar na fuga do autor do crime, e por receptação de um dos telefones celulares da vítima. Com a prisão de Mateus, a delegada terá trinta dias para concluir o relatório do inquérito e encaminhar o processo à Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes