quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Programa enviará médicos para 22 cidades paraenses

O “Programa Mais Médicos” ainda não conseguiu resolver a defasagem de profissionais no Estado do Pará. Ontem o ministro Alexandre Padilha anunciou os municípios que vão receber os médicos e a quantidade que vai trabalhar em cada cidade.
São 938 médicos que atenderão em 404 cidades. No Pará serão 22 cidades, dois distritos indígenas e 39 profissionais. Na ilha do Marajó, que, segundo o ministro Padilha, teria sido a inspiração para a criação do programa, somente Breves conseguiu um único médico.
A maioria dos médicos deste primeiro lote de seleções vai atuar nas periferias de capitais e regiões metropolitanas (51,8%). O restante (48,1%) vai para municípios do interior. Este foi o caso o do que aconteceu no Pará: Ananindeua, por exemplo, vai receber três médicos. Para Marituba irão cinco profissionais. Para Santarém se inscreveram três. Para Vitória do Xingu e Altamira, onde a demanda é crescente por causa das obras de construção da usina de Belo Monte, se inscreveram apenas um profissional para cada município.
O número de vagas preenchidas em todo país equivale a 6% da demanda dos municípios, que apontaram a necessidade de 15.460 médicos para completar seus quadros na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS). A lista de médicos brasileiros e municípios confirmados no primeiro mês de seleção foi divulgada na tarde de ontem, em Brasília.
“Tivemos a confirmação de 1.000 médicos em 15 dias de seleção, significa que quatro milhões de brasileiros passarão a ser atendidos. Esse é apenas o início do programa, o processo continua aberto e usaremos de todas as estratégias para suprir as mais de 15 mil vagas apontadas pelos municípios”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que ressaltou ainda o maior interesse dos profissionais pelas regiões metropolitanas e cidades próximas ao litoral. “Chama atenção, nesta etapa, a alta concentração de médicos inscritos em apenas 400 municípios com esse perfil”.
TERMO
Os 938 médicos que assinaram o termo de compromisso para participação no programa representam 5,6% dos 16.530 profissionais com registro profissional do Brasil que haviam se cadastrado inicialmente no sistema do Mais Médicos. O Ministério da Saúde dará mais uma oportunidade aos médicos brasileiros que chegaram a selecionar municípios, mas que não homologaram sua participação.
Este grupo terá até amanhã para novamente indicar as seis opções de cidades que desejam atuar, em ordem de preferência e de acordo com as regiões prioritárias do programa. A nova lista será publicada no sábado, 10. A próxima chamada de médicos e municípios começa no dia 15 de agosto.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes