segunda-feira, 22 de abril de 2013

“Operação Café no Bule”



Polícia Civil
Policiais civis atuantes no município de São Miguel do Guamá, nordeste paraense, localizaram e prenderam cerca de 15 toneladas de produtos alimentícios que foram roubados na cidade de Cruzes, no Maranhão, no último dia 5. A operação policial que resultou na recuperação da carga – avaliada em um milhão de reais - e na prisão de duas pessoas ocorreu entre os dias 16 e 18 deste mês e foi comandada pelo delegado Ronaldo Lopes. Também participaram os investigadores Océlio, Maurício, Rosana e Vasconcelos, além das escrivães Geovane e Kátia. 

“Os alimentos - café, leite e achocolatados - foram roubados no momento em que eram transportados, em uma carreta, da cidade de Natal para a capital paraense. O veículo foi interceptado na BR 316, no munícipio de Cruzes, por uma quadrilha fortemente armada, segundo o relato do motorista. O motorista que fazia o transporte dos alimentos ficou em poder dos assaltantes durante oito horas antes de ser liberado pelo grupo que fugiu levando a carga”, detalha o delegado Ronaldo Lopes, que batizou a investigação do caso de “Operação Café no Bule”.

Polícia Civil
Ele conta ainda que a Polícia Paraense chegou ao local onde a carga estava escondida através de uma denúncia anônima recebida pelo Disque-Denúncia (181). A partir da informação de que as mercadorias roubadas estariam sendo armazenadas e distribuídas no nordeste do Pará, as investigações se aprofundaram até que no último dia 16 a equipe de policiais de São Miguel do Guamá localizou a fazenda, situada às margens do rio Guamá, onde parte dos alimentos roubados estava escondida.
Ramon Meireles Lima (25 anos) e José Wellyton Francelino de Lima (29 anos) foram presos no local. Eles estavam no momento em que abasteciam um veículo modelo Strada de cor vermelha com parte da mercadoria contrabandeada. A dupla e a carga foram transferidas para a sede da Polícia Federal, em Belém, por se tratar de um crime de competência federal.

A prisão de dois envolvidos, no entanto, não encerrou a atividade policial. Dois dias após a prisão de Ramon e José Wellyton, a Polícia Civil localizou, no centro de São Miguel do Guamá, um depósito onde estava armazenada cerca de 10 toneladas da mercadoria roubada no Maranhão. Em outro imóvel, a polícia apreendeu mais cinco toneladas de produtos oriundas do mesmo carregamento. Toda a mercadoria encontrada e os locais do crime foram submetidos a perícia científica CPC Renato Chaves e, em seguida, restituídas ao proprietário.

“Até o momento, a “operação Café no Bule” já recuperou cerca de 15 toneladas da carga roubada, uma carreta de mercadorias contrabandeada com destino para a cidade de São Paulo, um veículo Strada utilizada no transporte dos objetos roubados ou contrabandeados, sendo instaurado inquérito policial para apurar as condutas delitivas de receptação qualificada e formação de quadrilha cumprindo determinação da superintendência da polícia sob o comando do delegado Luis Xavier”, ressalta o delegado Ronaldo Lopes. A autoridade policial solicita que a sociedade continue colaborando com o trabalho da polícia através do Disque-Denúncia 181.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes