quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Democratas vencem nos EUA

 
Reeleito com cerca de metade dos votos dos eleitores americanos, Barack Obama disse a apoiadores em Chicago, após a confirmação da sua vitória nas eleições desta terça-feira (6), que vai buscar diálogo com o rival republicano Mitt Romney.
 
"Quero me sentar com ele e ver no que podemos trabalhar juntos para fazer com que os Estados Unidos avancem", disse Obama.
 
Obama venceu as eleições ao obter ao menos 303 votos no Colégio Eleitoral (eram necessários 270), contra 206 de Romney. Apesar disso, levando em conta a votação popular, a vitória foi apertada. Por volta das 8h30 desta quarta-feira (7), o democrata tinha 50% dos votos, contra 48% do republicano, em uma diferença de pouco mais de 1,3 milhão de votos.
 
Ele afirmou que deseja trabalhar com líderes do Partido Democrata e também do Partido Republicano em questões como a redução do deficit, mudanças nos impostos e na melhoria das leis de imigração.
No segundo mandato, Obama vai ter de lidar novamente com um Congresso dividido, com os republicanos dominando a Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados) e os democratas no controle do Senado.

O Partido Democrata prega a responsabilidade social, uma mediatriz entre o bem estar comum e a supremacia dos direitos individuais: a Federação dita as regras, mas intervém no jogo sempre que a mediatriz pender para um dos lados.

Os democratas defendem um Exército menor, desviando verbas marciais para o social. Alegam que, caso seja necessária uma intervenção mais cara em qualquer parte do Globo, não há dificuldades em lançar mão do multilateralismo e exemplificam como isso pode ser alcançado com a recente operação, comandada pela ONU, que derrubou o regime líbio de Kadafi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes