quarta-feira, 18 de abril de 2012

Escolas de delinquências

Dezesseis meses de pesquisas, visitas a 320 unidades prisionais e duas mil entrevistas. Foi preciso isso para que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) chegasse à conclusão que todos os criminalistas chegaram há anos: o sistema prisional clássico está falido e a prisão, que deveria ser um local para educar o apenado e reinseri-lo na sociedade, é a mais eficaz escola de delinquências.

Reincidência

O fato se torna mais grave nos estabelecimentos que recebem crianças e adolescentes para cumprirem medidas socioeducativas: de cada 10 internados 4 reincidem e as infrações são mais graves que as anteriores, indo até o homicídio.


 Nem um progresso em execução penal

O trabalho demonstra que não progredimos em matéria de execução penal desde o século XV, quando a pena mais comum era mandar os delinquentes às galés para remarem até morrer no porão imundo das barcaças.

É possível avaliar o grau de civilização de uma sociedade visitando-lhes as casas parlamentares, os fóruns e as prisões.

Enquanto a sociedade achar que se deve vingar dos delinquentes desprezando-os em porões, esses continuarão entendendo que se devem vingar da sociedade quando saírem de lá.

Blog do Parsifal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes