quinta-feira, 1 de março de 2012

Que papelão, excelência!

Resultado da enquete

Quem acompanha a blogosfera guamaense sabe muito bem distinguir quais são os blogs que levam a verdade dos fatos aos internautas dos que se locupletam com o dinheiro público em troca de silêncio ante as mazelas que vem acontecendo em nosso município.

O editor do blog Andrey Monteiro enfrenta diariamente os “tubarões da política” guamaense que tentam de todas as formas tolherem o direito ao acesso da informação. Várias foram às tentativas, todas frustradas, pois Andrey Monteiro não se rende aos interesses do capital alheio.

Em uma tentativa desvairada de impedir a realização de uma enquete o então Secretário de Governo Jango Matos instou o Poder Judiciário a se manifestar, tendo a magistrada em decisão interlocutória evocando princípios constitucionais para indeferir o pedido do autor.

A magistrada em sua brilhante decisão destacou que não assiste razão ao autor para que a enquete fosse retirada, pois não vislumbrava elemento ofensivo pessoal na enquete, aduzindo ainda que "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato".

Após a decisão o Secretário Jango Matos tentou sem sucesso desqualificar Andrey Monteiro, chamando-o de “blogueiro difamador”, mesmo sem Andrey gozar de condenação judicial, foi mais além e afirmou que Andrey responderia (05) cinco processos por divulgar de forma irresponsável o nome alheio.

Na verdade são (04) quatro processos todos de cunho político e protocolados em desfavor de Andrey que defendia veementemente o governo de Márcia Cavalcante ante a inércia de alguns que se "escondiam atrás de mesas". O quinto afirmado por Jango Matos é movido por Andrey contra Ariel Castro e outros, ou seja, mais uma vez Jango Matos se equivocou. Equivocou-se também ao afirma que somente o seu seria de tutela antecipada, ou ele não saber ler ou não consultou os processos em andamento.

O Secretário movido pelo sentimento da raiva por ter visto seu pedido indeferido proferiu novamente em seu blog uma matéria com o titulo “Mais uma na lista do blogueiro que gosta de difamar” fazendo alusão a uma postagem realizada por Andrey Monteiro sobre contas julgadas irregulares que estão disponíveis no site do TCE.

Andrey Monteiro somente divulgou alguns nomes constantes nesta relação, pois, seria de interesse público saber quem manejou recurso público de forma irresponsável, entretanto, Jango Matos afirma tratar-se de uma tentativa de manchar a reputação das pessoas. Se divulgar o nome de homens públicos com pendências em Tribunais de Contas for crime pode passar a algema no editor do blog. Até a “Luiza que voltou do Canadá” sabe que não deve prosperar os absurdos alegados pelos desesperados, motivo pelo qual instaremos o poder judiciário a se manifestar brevemente.

Sobre este tema, é de clareza solar que o citado Secretário padece de conhecimento jurídico, pois em nenhum momento Andrey Monteiro afirmou que o Sr. Alú estava inelegível, apenas divulgou a lista disponível no site do TCM onde as contas foram julgadas irregulares. Se foi protocolado recurso isso não significa que será julgado procedente, significa somente que estão recorrendo. Entenderam ou vão querer que eu desenhe?

O Secretário que cantarolava pelos quatro cantos da cidade, arrotando arrogância e prepotência mais uma vez fracassou em tentar desqualificar Andrey Monteiro referindo-se aos aprendizados da academia de policia. Ao contrário de Jango Matos, Andrey Monteiro é formado em direito e concursado. Alias, para ser policial civil nos dias de hoje é preciso gozar de nível superior, titulo que sua excelência Jango Matos não possui. 

O sociólogo Wendel descreveu com precisão o perfil do articulador político Jango Matos, tornando-se assim um dos assuntos mais comentados no meio político por suas brilhantes colocações acerca do “marqueteiro”, falhou somente em não abordar os atos de nepotismo praticado pelo Secretário Jango Matos, uma vez que sua consorte (esposa) teve que ser exonerada do cargo de assessora municipal após denúncia levada ao conhecimento do Ministério Público.

O Supremo Tribunal Federal tem destacadode modo singular, em seu magistério jurisprudencial, a necessidade de preservar-se a prática da liberdade de informação, resguardando-se, inclusive, o exercício do direito de crítica que dela emana, por tratar-se de prerrogativa essencial que se qualifica como um dos suportes axiológicos que conferem legitimação material à própria concepção do regime democrático. Senão vejamos:

“A crítica que os meios de comunicação social dirigem às pessoas públicas, por mais dura e veemente que possa ser, deixa de sofrer, quanto ao seu concreto exercício, as limitações externas que ordinariamente resultam dos direitos de personalidade” AG.REG. NO AGRAVO DE INSTRUMENTO 705.630 SANTA CATARINA “RELATOR : MIN. CELSO DE MELLO

Na política não existe espaço para os fracos, faz-se necessários punhos fortes para enfrentar o poder e os ditos poderosos. Naturalmente seremos atacados de todas as formas, porém não nos ajoelharemos nem nos renderemos ante aos políticos inescrupulosos que saqueiam os cofres públicos em detrimento a população carente.

Andrey Monteiro
Editor do Blog


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes