sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Wendell Andrade Reis – Uma autocrítica necessária

Durante os últimos dias, parte considerável da população guamaense acompanhou a série de postulados que escrevi sobre os pré-candidatos a Prefeito de São Miguel do Guamá, gostaria de lhes informar que continuarei a escrever, quer eles gostem, quer não. A democracia consagra a Liberdade de Expressão, de Opinião e de Livre Manifestação como princípios fundamentais e na qualidade de cidadão livre posso e devo dizer o que penso, todavia sem soberba, sem pretensão de superioridade.

Liberdade não é o direito de fazer o que se quer, é o direito de agir dentro dos limites estabelecidos pela Lei. É com base nesse princípio que eu escrevo. Entendo como natural algumas reações, afinal poucas pessoas sabem lidar com críticas, mesmo que elas sejam construtivas. Nós, seres humanos, temos a mania de perfeição, temos a tendência de nos colocar acima uns dos outros, temos a prática de olhar para o nosso umbigo e achar que ele é o centro do universo, somos vaidosos e as vezes arrogantes.

Quando sou convidado a escrever sobre alguém ou sobre algum fato, sempre penso que devo preservar certos valores, procuro ser objetivo, tento transmitir o que há de mais essencial, resguardando a dignidade e a honra das pessoas, portanto quando falo sobre os pré-candidatos estou me referindo a viabilidade de suas candidaturas, às potencialidades e fragilidades de cada um, ao cenário político como um todo.

Sou guamaense, estudei no Licurgo Peixoto, no Padre Leandro Pinheiro, no Frei Miguel de Bulhões, quando saí de São Miguel do Guamá fui para a Universidade e posso lhes garantir que minha trajetória é feita de batalhas. Portanto tenho e me sinto no direito de escrever e fazer crítica a qualquer candidato a Prefeito dessa cidade, aqueles que se sentirem caluniados, difamados ou injuriados procurem as raias da justiça, pois lá estarei para assumir minhas responsabilidades.

Acompanho a política guamaense há tempo suficiente para dizer que essa cidade é a mais sofrida da BR 010, a mais esquecida, a mais maltratada. Lugar de políticos promesseiros, aventureirose incompetentes, que desconhecem o que é ter vergonha na cara. Muitos dizem: “o povo tem o governo que merece”, eu discordo completamente, o povo merece sempre o melhor candidato e o melhor prefeito, mas infelizmente é manipulado e enganado, é usado e depois abandonado a própria sorte.

Não tento me colocar acima dos candidatos, não me acho melhor do que eles, nem melhor que os ex-prefeitos, aliás,não me acho e nem sou melhor que ninguém, mas penso que posso fazer e receber críticas. Quem não está preparado para isso é melhor largar a política e virar dono de quitanda.

Semana que vem vamos continuar, vamos subir o tom, vamos aumentar o peso, porém sem perder a elegância e o bom humor.

Wendell Andrade Reis

Sociólogo

3 comentários:

  1. Você,Wendell Reis,é muito demagogo,porque foi só sofrer uma critica,que ja veio novamente colocar suas ideias num blog tão renomeado como do Andrey,ou melhor,ideias não,mas sim em sua defesa,porque pessoas como você não podem sofrer criticas qque logo,vem em defesa de si proprio,e no mas comesa a falar novamente de todos os canidados novamente,para que possam esquecer suas criticas sofridas,tenho pena de um jovem promissor como você,mas tudo bem quem esta sofrendo no intimo e você proprio,sociologooooooooooooo!!!,e imagine,seria melhor você reporte,mas fazer o que! fica mas essa critica ao senhor de grandes amigos,e com muita influencia,me invejo da suas pessoa,abraços,que Deus abençoe o senhor e sua familia...

    ResponderExcluir
  2. Porra Andrey posta os meus comentarios

    ResponderExcluir
  3. O cara até que manda bem em seus comentários, mas recomendar que políticos incompetentes montem quitanda, ofende não só esses trabalhadores, como também pode trazer sérios riscos a população, pois imaginem os prejuízos que políticos da estirpe da atual gestora de SMG, trariam a população com suas quitandas, vc foi extremamente infeliz, nesse comentário Dr.Wendell, Andrey, fico na torcida aqui pelo seu pronto restabelecimento, abraços de seu amigo Ney Figueiredo.

    ResponderExcluir

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes