quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Nenê Lopes - A hora e a vez do Tigrão

Ele desperta amor e ódio entre o guamaenses, tem um grupo de seguidores fiéis e possui um eleitorado cativo, que pode ser decisivo na disputa pela Prefeitura no mês de outubro deste ano. Apesar de ter sido um Prefeito abaixo de razoável, apesar de ter sido cassado e sair da Prefeitura deixando de honrar algumas dívidas, o Sr. Nenê Lopes ainda tem uma força grandiosa na política de São Miguel do Guamá.

A força do Tigrão é diretamente proporcional a fraqueza de Márcia Cavalcante, vou explicar melhor. Nenê Lopes governou São Miguel do Guamá por seis anos, até ser cassado pela Justiça Eleitoral, durante esse período não fez nada de extraordinário, seu governo passou longe de ser bom, a cidade não evoluiu, não houve melhora nenhuma na saúde, educação, agricultura ou segurança pública, fato que me força a dizer que durante esse tempo São Miguel mudou do nada pra lugar nenhum.
O problema é que Márcia Cavalcante conseguiu ser pior do que o Tigrão, conseguiu a proeza de fazer os eleitores sentirem saudades de um Prefeito que foi ruim, porque ela é péssima. Se Márcia tivesse fazendo uma administração realmente decente, fazendo obras, pagando funcionários e mostrando trabalho, o Tigrão estaria liquidado, estaria sem forças, seria hoje um defunto político. Mas ele está mais vivo do que nunca e poderá decidir o próximo Prefeito de São Miguel do Guamá.
Candidato a Prefeito, o Tigrão não pode ser por impedimento legal, afinal ele foi eleito em 2004 onde venceu Márcia Cavalcante e 2008 onde venceu Márcia novamente por  treze votos. No Brasil a lei impede três mandatos consecutivos para cargos do poder executivo, mas alguém poderia dizer: “ele foi cassado no 2 mandato portanto pode ser candidato nessas eleições”. Não, não pode porque ele venceu as eleições passadas e desfrutou do mandato, portanto está impedido legalmente de ser candidato, pois isso poderia resultar em três mandatos consecutivos, fato que é expressamente proibido por lei.
Mas o Tigrão diz aos quatro ventos que vai ser candidato. Por que? Ele é um homem de grande esperteza política, sabe que precisa manter sua imagem viva na mente e no coração dos eleitores, ele alimenta essa ideia para que seu nome não caia no esquecimento e seus eleitores mais fiéis continuem a tê-lo como referência, assim ele consegue manter seu patrimônio eleitoral, ou seja, votos.
A peregrinação rumo ao Tigrão já começou, quase todos os candidatos a Prefeito de São Miguel do Guamá querem seu apoio, lhe oferecem vantagens e ganhos, lhe mostram um cenário de vitória, lhe valorizam até demais. O detalhe é que todo mundo definiu uma estratégia e incluiu o Tigrão, mas esqueceram de perguntar qual é a estratégia dele. Quando o assunto é articulação Nenê Lopes é político que sabe o que fazer e quando fazer. O Tigrão será o fiel da balança.
Wendell Andrade Reis
Sociólogo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes