quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Será que o Cacau é show?

Ele atende pelo nome que quase ninguém sabe, muito menos eu, mas é conhecido em São Miguel do Guamá pelo apelido de Cacau, proprietário da casa de shows Cacau Show. Foi funcionário de carreira do Banco do Brasil, onde teve uma trajetória marcada pela extrema competência técnica, honestidade e observância dos preceitos legais. Tornou-se empresário e pecuarista bem sucedido e há alguns anos enveredou pelos caminhos da política.

Quando o assunto é competência, bom caráter, dignidade e honestidade não resta dúvida que o nome do Sr. Cacau é sempre lembrado com muita ênfase, afinal esses adjetivos se encaixam nele com a mais absoluta certeza, entretanto o universo eleitoral as vezes, é um pouco injusto, pois os critérios que levam o eleitor a votar neste ou naquele candidato são mais sentimentais e menos objetivos. O Sr. Cacau possui qualidades necessárias para um prefeito, todavia é muito frágil quando o assunto é as qualidades para vencer uma eleição.

Ele tem um Partido organizado, com bons candidatos a Vereador, tem um pré-acordo com o Deputado Pio X, pode agregar mais dois ou três Partidos e formar um grupo coeso, tem trabalho social em São Miguel do Guamá, portanto é alguém que não pode ser menosprezado, ele pode criar condições reais de disputar e vencer. Mas vamos por parte. Considerando sua trajetória profissional podemos dizer que ele gosta de coisas objetivas, claras, dados concretos, resultados, ou seja, ele passou a maior parte da vida lidando com um universo exato, fechado, de números e planilhas. Mas para se tornar prefeito é preciso se submeter as urnas, ao voto, aos sabores e dissabores de uma disputa eleitoral, e é justamente aí que mora a maior dificuldade do Sr. Cacau. A grande massa de eleitores é movida pela emoção, movida pelo carisma, movida pela paixão política e não pela objetividade, esse é um traço indelével da nossa cultura. São Miguel do Guamá ainda não está preparada para uma escolha racional de Prefeito, cidades como Paragominas e Castanhal estão, nessas cidades a população pensa diferente, não admite aventureiros muito menos políticos despreparados, por isso elas são modelos de desenvolvimento. Esse não é o caso de São Miguel, infelizmente.

De minha parte considero o Sr. Cacau um ótimo candidato, mas que precisa maximizar suas qualidades, minimizar suas fraquezas de forma urgente, melhorar seu marketing pessoal, rever alguns conceitos para poder vencer (Lula fez isso), ser mais aberto a opiniões externas e sobretudo entender que, o eleitor precisa e quer um líder carismático que se torne um prefeito realizador. Carisma, é isso que falta ao Sr. Cacau.

De resto aguardaremos para saber se o Deputado Pio X cumprirá o acordo que tem com o Sr. Cacau. O acordo é: “se Cacau sair candidato a Prefeito o deputado Pio X lhe dará apoio e provavelmente indicará seu vice”.

                  A sorte está lançada..!!!

Wendell Andrade Reis

Sociólogo


Um comentário:

  1. Caro amigo Wendell você traçou corretamente o perfil tanto politico quanto empresarial deste Cidadão conhecido como Cacau, que é um bom exemplo e deveria ser seguido por outros que só exploram nossas riquezas naturais e a mão de obra barata em suas industrias, e nada fazem pelo social. E quanto ao lado politico nosso amigo deixa mesmo a desejar, muitas são as pessoas que dizem o mesmo que você. Muito boa sua colocação.

    ResponderExcluir

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes