quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Asteroide de 400 metros de diâmetro passa raspando pela Terra

Um asteroide preto, do tamanho de um porta-aviões, passou perto da Terra nesta últiima terça-feira, 8, para alegria dos astrônomos interessados em descobrir sua composição e origem. Com 400 metros de diâmetro, o 2005 YU 55 é o maior asteroide a passar perto da Terra desde 1976.

Às 21h28 desta terça-feira (hora de Brasília), ele chegou a cerca de 322 mil quilômetros da Terra, ou seja, dentro da órbita da Lua. Apesar da proximidade, o asteroide não representou uma ameaça ao planeta.
Milhares de astrônomos profissionais e amadores voltaram seus telescópios para esse corpo celeste, que só foi visível no Hemisfério Norte. De acordo com especialistas, a próxima vinda conhecida de um asteroide com estas dimensões será no ano 2028.

"Foi bastante fácil de encontrar", disse à Reuters Ronald Dantowitz, diretor do Observatório do Centro Clay, um instituto astronômico estudantil de Brookline, Massachusetts. "Ele está se movendo de forma diferente das estrelas. Parece uma rocha gigante flutuando pelo espaço."

O YU 55 passou pelos arredores da Terra a 48 mil quilômetros por hora. Os astrônomos acreditam que há milênios o asteroide visite o nosso planeta. É possível que ele tenha sido "cutucado" pela gravidade de Júpiter para fora do Cinturão de Asteroides que existe além de Marte.

Os modelos informatizados usados pela Nasa indicam que não há chance de colisão do YU 55 com a Terra ou com a Lua nos próximos cem anos. Depois disso, não há previsão exata, mas os cientistas acreditam que ele continuará não sendo uma ameaça.

Os astrônomos buscam nos asteroides pistas para a formação do Sistema Solar. O fato de um deles passar tão perto da Terra permite economizar milhões de dólares e anos de trabalho que seriam necessários para o envio de uma sonda.

Acredita-se que o YU 55 seja um asteroide do tipo mais comum, rico em carbono, só que maior que a média. Suas antiquíssimas rochas podem conter água, metais e outros materiais eventualmente úteis para exploradores espaciais do futuro.

Atualmente, a Nasa planeja uma missão tripulada a um asteroide, com a meta de realizá-la em 2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes