segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cristina Kirchner se reelege na Argentina com votação histórica

A presidente argentina, Cristina Kirchner, reelegeu-se para um novo mandato de quatro anos ao conquistar uma vitória esmagadora nas eleições deste domingo, com 53,8% dos votos, cerca de 35 pontos de diferença para o segundo colocado, o socialista Hermes Binner (16,9%).

Com mais de 97% das urnas apuradas, o terceiro lugar permanecia com o candidato Ricardo Alfonsín (11,1%), da União Cívica Radical, segundo maior partido do país. Atrás, seguiam os peronistas dissidentes Rodriguez Saá, com 8%, e Eduardo Duhalde, com 5,9%.

Advogada peronista de 58 anos, Cristina obteve a maior vantagem do primeiro para o segundo colocado em uma eleição presidencial desde a restauração da democracia no país em 1983.

Com o resultado, Cristina também será a terceira mandatária argentina a exercer o poder em períodos consecutivos --os outros foram Juan Domingo Perón e Carlos Menem.

CUMPRIMENTOS

Durante seu discurso, Cristina agradeceu as ligações que vários mandatários da região lhe fizeram, entre eles a presidente Dilma Rousseff.

"A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, me disse palavras muito doces, as agradeço muito", declarou.Cristina citou também os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez; do Uruguai, José Mujica; do Chile, Sebastián Piñera; da Colômbia, Juan Manuel Santos; e do Paraguai, Fernando Lugo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes