segunda-feira, 12 de setembro de 2011

População ateia fogo em prédio policial em São Sebastião

São Sebastião da Boa vista, no Arquipélago do Marajó, viveu momentos de tensão na noite deste sábado (10). Populares revoltados invadiram e queimaram o 9º Batalhão da Polícia Militar e ainda depredaram e saquearam a delegacia de polícia do município. Até o final da manhã de domingo (11), sete pessoas foram detidas e encaminhadas para Breves apontadas por envolvimento no caso.

Segundo informações da Polícia Civil, a confusão teve início por volta de 23h, após um policial militar, identificado como Antonio Marcos Ferreira da Silva, ter prendido em flagrante um homem acusado de agredir fisicamente uma mulher em via pública, durante o Festival do Açaí, que aconteceu neste final de semana, no município. Um grupo de pessoas teria tentado impedir a ação dos policiais e, durante a confusão, o militar sacou a arma e disparou, atingindo uma das pessoas, que morreu.

O corpo da vítima já foi necropsiado e liberado para sepultamento. Em nota, a Polícia Militar informou que o policial envolvido foi encaminhado em caráter de prisão administrativa para a Corregedoria Geral da PM, em Belém, onde foi aberto o procedimento administrativo a fim de apurar as circunstâncias do fato.

Após o disparo e a confusão com os policiais, populares foram até o prédio do Destacamento da PM, depredaram e atearam fogo no imóvel. Depois, o grupo foi até a delegacia e saqueou móveis, computadores e danificou a estrutura do prédio. Policiais civis tentaram conter a invasão, mas recuaram em função do grande número de pessoas.

Segundo a Segup (Secretaria de Segurança Pública do Pará), na confusão, os 16 presos que estavam recolhidos nas celas foram libertados e duas motocicletas também foram incendiadas. Dois PMs, capitão Nóbrega e cabo Elvis, foram feridos durante a destruição do destacamento e da delegacia. Eles foram levados para o hospital do município de Curralinho.

Policiais civis e militares de Breves foram acionados e deslocaram-se, no início da madrugada de hoje (11), até o município para reforçar a segurança. Policiais do GPE (Grupo de Pronto-Emprego) e militares do Batalhão de Choque, de Belém, também já estão na cidade para dar continuidade às buscas aos envolvidos.

O Comandante da Polícia Militar, Coronel PM Mário Solano, e o Delegado Geral de Polícia Civil, Nilton Ataíde, estão no município para acompanhar a situação e adotar as medidas necessárias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes