A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira (24) o prefeito de Vitória do Xingu (PA), Liberalino de Almeida Neto (PTB), suspeito de comandar esquema de fraudes em licitações com empresas fantasmas.
Foram presas preventivamente outras nove pessoas, entre elas o pai do prefeito, José Danilo Dâmaso de Almeida, e os secretários municipais de Saúde, de Obras e de Finanças.
Segundo a CGU (Controladoria-Geral da União), que participou da operação, o grupo desviou R$ 5,5 milhões em recursos públicos federais que deveriam ser usados para saúde, educação e assistência social.
Foram apontadas fraudes em contratos de reforma do estádio da cidade, recuperação de estradas, construção de uma creche e obras no sistema de abastecimento de água.
As empresas contratadas não tinham sede própria e usavam máquinas da própria prefeitura, de acordo com o delegado Paulo Kisner.
Segundo a CGU, o pai do prefeito possui "uma extensa ficha policial", acusado de homicídio, formação de quadrilha, uso de documento falso e crime contra o sistema financeiro.
Ex-prefeito de Marechal Deodoro (AL), Dâmaso já havia sido preso numa operação em 2005, por suposta participação em desvio de recursos da merenda escolar em 11 municípios alagoanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário