quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pelada no fim de semana pode causar danos à saúde

Enquanto as esposas cuidam das crianças, os 'peladeiros' de plantão tiram um tempinho para praticar uma atividade física, seja a bola no domingo, ou o vôlei no sábado. Mas os atletas do final de semana que se cuidem. Os médicos alertam que a atividade, que deveria ser somente um lazer, pode causar sérios problemas à saúde.

Há quem pense que a juventude é sinônimo de saúde e só os mais velhos precisam ter certos cuidado. Mas o cardiologista Henrique Custódio explica que pouca idade não é sinônimo de menos riscos. 'Atualmente, os jovens começam a fumar mais cedo, a beber mais cedo. O consumo das drogas ilícitas e lícitas é uma das maiores causas do infarto', ressalta.

É importante lembrar que avaliação médica anual é fundamental nestes casos, principalmente, para os homens acima de 40 anos e mulheres acima de 50 anos, em especial para quem pratica qualquer tipo de atividade física. O acompanhamento médico e os exames de rotina fazem parte do processo de avaliação.

De acordo com Custódio, os riscos são grandes e variam entre as lesões musculares, arritmia cardíaca, infarto e até derrame. O médico lembra alguns casos com pacientes. 'Já atendi paciente que estava praticando uma atividade física e teve um derrame que deixou sequelas. Outro que estava correndo, desmaiou com um pique hipertensivo e teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral)', afirma.

O cardiologista alerta ainda que o sexo feminino precisa ter cuidado especial. 'O risco de problemas cardíacos entre as mulheres é grande, principalmente quando ocorre a mistura de anticoncepcional e cigarro', informa.
Mas quem disse que estes riscos rondam somente os 'peladeiros'? No mundo da bola, casos de jogadores profissionais com problemas no coração terminaram, inclusive, em mortes. Lembre abaixo alguns destes casos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes