quinta-feira, 14 de julho de 2011

Emater inaugura nova sede em São Miguel do Guamá


Nesta sexta-feira (15), às 9h, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) inaugurará as novas sedes do escritório regional e do escritório local de São Miguel do Guamá, no nordeste paraense. Ambas as sucursais existem há 35 anos.

A área de 600 m² foi totalmente reformada, representando um investimento de cerca de R$ 60 mil, em uma obra que durou quase três meses. O lugar onde antes só existia o escritório regional agora também vai abrigar o escritório local.

“Já fazia uns anos o prédio estava, digamos, inabitável: cheio de infiltrações, com forro caindo, cupim comendo tudo. Hoje posso afirmar que nossa morada voltou a ser digna. O agricultor também vai poder ser recebido como merece”, comemora o supervisor regional Henrique Ferro, engenheiro agrônomo.

Estarão presentes na cerimônia de inauguração a presidente da Emater, Cleide Amorim, lideranças de agricultores dos 13 municípios que fazem parte da jurisdição do escritório regional, instituições parceiras, deputados e vereadores. O governador Simão Jatene será representado pelo secretário de estado de agricultura, Hildegardo Nunes.

O escritório regional de São Miguel tem nove funcionários, de diversas especialidades, e é responsável indireto, via seus escritórios locais, pelo atendimento de cerca de 30 mil famílias do nordeste paraense, cujas principais atividades são fruticultura (açaí, banana, goiaba, laranja, coco etc.), horticultura e pecuária mista (de corte e leiteira).

De acordo com Ferro, um dos principais desafios para a extensão rural na região é a intrafegabilidade das estradas na época das chuvas (de dezembro a junho), o que dificulta consideravelmente o acesso a muitas comunidades rurais: “Mas a Emater desde o começo do ano também tem reaparelhado nossa estrutura. Todos os nossos 13 escritórios locais, por exemplo, já têm motos, e mais da metade, caminhonetes. São veículos que conseguem enfrentar buracos e lamaçal”. Segundo ele, novos veículos virão até o fim do ano.

Outro problema na região do Guamá é a alta inadimplência de agricultores em relação ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Conforme a diretoria executiva da Emater, para solucionar a questão a Empresa tem sem aproximado cada vez mais, por meio de reuniões contínuas e assinatura de convênios, dos agentes financeiros Banco da Amazônia e Banco do Brasil (BB) – tanto em nível municipal, referente a escritórios da Emater e agências bancárias, quando em nível de presidências das instituições.

(Assessoria de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes