terça-feira, 26 de julho de 2011

Dilma avisa: para Transportes, só com apresentação da 'ficha limpa'

O diretor-geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, ligado ao Partido da República (PR), formalizou [ontem] seu pedido de demissão e a presidente Dilma Rousseff determinou que seja adotado um novo critério de contratação para blindar o Ministério dos Transportes contra interferência política no preenchimento dos cargos: a partir de agora, todas as indicações para cargos de segundo e terceiro escalões têm que ser avaliadas pelos critérios da Lei Ficha Limpa.
 
 
Ou seja, só assumirá cargo no governo quem não tiver condenação na Justiça. Essa condição será exigida, inclusive, para as substituições nas superintendências do Dnit.
 
 
A determinação foi dada pela própria Dilma ao ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. A presidente também avisou que não aceitará indicações políticas para a pasta, seguindo a regra já adotada para o preenchimento de cargos em agências reguladoras.
 
 
A ordem foi dada para respaldar Passos, que vinha sofrendo nos bastidores pressão do PR para manter influência política no ministério.

Segundo um auxiliar direto, todas as nomeações terão que passar antes pela aprovação pessoal da presidente. Na prática, Dilma assumiu o comando dos Transportes e não vai permitir que o PR volte a ter influência em uma pasta considerada estratégica por ela. O ministro já comunicou essa decisão ao comando da legenda.
 
- O PR vai ser o único partido no governo que não vai ter nada no governo. Se for um tratamento uniforme, não tem problema. Pelo jeito, o partido não será ouvido para o preenchimento de novos cargos - disse o vice-líder do governo, deputado federal Luciano Castro (PR-RR).

Para neutralizar a pressão do PR, o Planalto já trabalha para enfraquecer e dividir o partido aliado.

Dentro dessa estratégia, o primeiro passo foi esvaziar o poder do secretário-geral do partido, deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), no governo. Depois de demitir os indicados de Valdemar nos Transportes, o Planalto tem dito a vários interlocutores do partido que ele não tem mais influência no governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes