sexta-feira, 3 de junho de 2011

"Geração Coca-Cola"

O positivista Durkheim aconselhava os sociólogos a encarar os fatos sociais como coisas exteriores. Para ele a sociologia tinha por finalidade não só explicar a sociedade como encontrar remédios para a vida social. A sociedade, como todo organismo, apresentaria estados normais e patológicos, isto é, saudáveis e doentios.

Fazendo um paralelo com os pensamentos positivistas de Durkheim podemos dizer que para o Sociólogo Wendell os fatos sociais que causaram danos irreparáveis para o desenvolvimento político, econômico e social dos guamaense pouco importa a luz de sua doutrina. Senão vejamos:

Aduz ele que Marcia Cavalcante seria fraca ao pensar em renunciar ante a dificuldades de governabilidade. Quem rompe com o cacique do “PMDB” que almeja somente cargos em detrimento a coletividade, cujo passado nefasto repousa em condenações milionárias é o que? Que me desculpe o doutor, mas fraca não é, pelo contrário, pulsa no sangue de Marcia Cavalcante uma força capaz de enfrentar um dos maiores “bandidos de colarinho branco já visto por essas bandas”.

Declina ele que faz parte de uma geração de jovens que decidiu viver a vida e não ser um mero expectador de acontecimentos e que os guamaense precisariam de saúde melhor e um sistema educacional de qualidade entre outros. Ora bolas, será que este jovem realmente lutou para que isso acontecesse? Será que este jovem realmente combateu os gatunos dilapidadores de dinheiro público que ao subtraírem quantias vultosas dos cofres públicos, bem como realizarem a malservação do dinheiro público, contribuíndo assim para “matar os sonhos de uma geração”?

Certamente não, caso contrário este jovem sociólogo não estaria escrevendo em um blog cujo  editor é condenado a devolver aos cofres públicos o valor aproximado de 50 mil reais, dinheiro este que daria ao menos para comprar algumas centenas de cadeiras escolares que impediriam de alunos da zona rural sentarem ao chão em um passado recente e quem sabe se tornariam advogados ou sociólogos,  não é doutor?

Certamente não estaria atribuindo o caos a uma mulher que recentemente completou (06) seis meses de governo sob fortes chuvas que castigaram a cidade de uma forma poucas vezes vista.

Mas Andrey agora você tá colocando a culpa em São Pedro?

Não doutor, estou atribuindo culpabilidade a jovens como “Vossa Excelência” que ao invés de terem combatido políticos cancerosos que habilitaram e ainda habitam esta cidade, os defendem indiretamente lançando mão de artifícios nefastos, levantando uma cortina de fumaça e trazendo a baila um espetáculo típico de um picadeiro, pois a ascensão de Marcia ao executivo municipal não significa a morte de um sonho e sim o retorno da esperança com a saída do cenário político das famílias dominadoras que revezavam-se no poder, mas parecendo coronéis.

Durkheim considerava um fato social como normal quando se encontrava generalizado pela sociedade. Assim, o crime, por exemplo, é normal, não por ser encontrado em qualquer sociedade, em qualquer época, como também por representar a importância dos valores sociais que repudiam determinadas condutas  como ilegais e as condenam a penalidade.  

Ante ao exposto, parece-me que o nobre sociólogo utiliza um fato social para generalizar os políticos, isto é, sua unanimidade seria a garantia da normalidade. Contudo esta normalidade só seria possível doutor se a atual Prefeita Marcia Cavalcante gozasse de condenação por desvio de dinheiro público, algo que seus antecessores colecionam. Pois querer comparar 30 anos de corrupção, desgoverno e incompetência à (06) meses de governo e o mesmo que comparar a capacidade intelectual do boca podre com o escritor Paulo Coelho que certa vez declarou "Se ninguém te detesta, algo está errado. O preço de agradar à todos é muito alto". Forçoso não é?

Certa vez o jurista Miguel Reale em sua teoria tridimensional declarou que o Direito é fato, valor e norma, sendo que o fato existe como realidade histórica social e cultural. O Direito é valor: é sempre o reflexo dos valores adotados pela sociedade. O Direito é norma: é um conjunto de regras, uma ordenação. Qual seria mesmo o valor de um sociólogo que se insurge contra um governo pautado na honestidade em principio de mandato e se esquece dos saqueadores de cofres públicos que mataram a esperança dos jovens de sua própria geração?

A conclusão que eu chego é que o nobre colega “sonha acordado”, ou melhor, “dorme em pé”, ante a imoralidade de calar-se diante de fatos notórios de corrupção de governos pretéritos que aniquilaram uma geração de jovens guamaenses que não tiveram a mesma oportunidade que você teve e estão fadados a serem controlados psicologicamente e ideologicamente por esses mesmo políticos detentores de poder aquisitivo e meios de comunicação adquiridos com dinheiro público e utilizados para manobrar o povo. Que nos diga o seu blogueiro.
Despeço-me fazendo uso da seguinte citação: “a crença numa verdade absoluta provoca a cegueira do conhecimento” (Morin 1998)

  Éramos o que tínhamos a relatar.

                Um abraço do blogueiro.

                               Andrey Cardoso Monteiro
                               Bacharel em Direito

Um comentário:

  1. Puta merda, deram um tapa na cara do sociologo e seu amigo boca podre, essa foi pra acabar.
    Da-lhe Andrey.
    Da-lhe Marcia Cavalcante.

    ResponderExcluir

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes